TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Liberalismo E A Igreja: Como A Espiritualidade Pura Deixa O Ego No Comando

Por:   •  27/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

O liberalismo e a igreja: Como a espiritualidade pura deixa o ego no comando | David T. Koyzis

Um século atrás, as igrejas protestantes da América do Norte estavam divididas entre aqueles que se esforçavam para defender a integridade confessional de sua igreja e aqueles que acreditavam que certa forma de compromisso com a visão de mundo moderna era inevitável e desejável. Esses últimos ficaram conhecidos como Protestantes Liberais e ganharam notoriedade por negar doutrinas cristãs centrais da fé cristã, como o nascimento virginal, a divindade de Cristo e sua ressurreição dos mortos. Geralmente eles anunciavam a moralidade dos evangelhos ao mesmo tempo em que negavam qualquer coisa que pudesse entrar em conflito com uma visão científica sobre o mundo.

Ainda assim, o liberalismo na religião se refere a mais coisas que a mera negação do miraculoso. Um cristão liberal pode estar desejoso de afirmar que Jesus literalmente andou sobre as águas (Mateus 14.22-33) ou ressurgiu dos mortos. Mesmo assim, ele se dá o direito como indivíduo de aceitar somente aquilo que dê suporte à sua própria experiência de fé. J. Gresham Machen, que foi forçado a combater o liberalismo dentro da própria Igreja Presbiteriana na década de 20 e 30, entendeu muito bem a natureza do individualismo e seu impacto na comunidade cristã maior. Quando os liberais de sua denominação afirmavam aceitar a autoridade de Cristo, era um Cristo refeito à imagem dos preconceitos culturais da época. De acordo com Machen, “A verdadeira autoridade, para o liberalismo, só pode ser ‘a consciência cristã’ ou a ‘experiência cristã’… a verdade será somente aquela que ‘ajudar’ o indivíduo”.

A experiência, é claro, varia de um indivíduo para outro, o que é justamente a principal dificuldade nessa abordagem. Não pode haver uma fé comum professada por uma comunidade de cristãos, onde cada um se advoga no direito soberano de decidir por si mesmo o que ele ou ela irá concordar dentro do depósito maior da fé. É daí que vem a caricatura do clérigo excêntrico e de pouca fé que cruza os dedos atrás das costas enquanto recita o Credo Niceno, apresentando uma máscara de fé enquanto efetivamente nega sua substância.

Existe alguma conexão entre liberalismo religioso e liberalismo político? Há, de fato, e nós já podemos observá-la nos escritos do filósofo político do século XVII, John Locke. Em seu Segundo Tratado Sobre o Governo Civil, Locke conhecidamente afirma que a autoridade política é baseada num contrato social entre os indivíduos, que estabelecem um magistrado civil para proteger suas vidas, liberdades e propriedade. Se esse magistrado civil falha em agir segundo os termos desse contrato, as pessoas podem erguer-se contra ele, naquilo que Locke eufemisticamente chamou de “apelo aos céus”.

Locke não limitou esse contrato social ao estado, mas aplicou-o também à igreja institucional. Em sua Carta Acerca da Tolerância, Locke propõe sua própria definição de igreja: “Tomo uma igreja, então, como uma sociedade voluntária de homens, unindo-se uns aos outros por iniciativa própria com o objetivo de adorar publicamente a Deus da maneira que eles julguem aceitável para Ele, e de maneira eficaz para a salvação de suas almas.” Embora haja muitos cristãos, especialmente aqueles da tradição de igrejas livres, os quais concordariam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com