TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA

Por:   •  3/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

RUTE MENDES RIBEIRO DOS ANJOS

SELECIONAR E LER UM LIVRO SOBRE LIDERANÇA OU DESENVOLVIMENTO JUVENIL, E APRESENTAR UMA REAÇÃO À LEITURA DE DUAS PÁGINAS: LIVRO “O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA”

SALVADOR, BA – 2020

“O MONGE E O EXECUTIVO - UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA”

(James C. Hunter)

        O livro no qual foi escolhido devido o enredo tratado dos personagens e aplicabilidades deles em cada parte da trama apresentada é com toda certeza enriquecedora. O livro culmina a ideia de como é ser um líder, pois abrange não somente ideias filosófica e sociológica, mas vai além disso com comentários bíblicos usando muita das vezes Jesus como uma referência do maior líder que já esteve aqui na Terra. A história tratada vai além do personagem central e sua crise antes de passar por toda a situação no monastério, acredito que desde o momento onde John (personagem principal – o executivo) sai de sua rotina e se dirige a um ambiente onde vai aprender mais sobre como se tornar um verdadeiro líder, já é algo a ser notado, foi duro para ele admitir que precisava mudar e precisava ter uma nova perspectiva de como agir em sua vida. As vezes agimos assim no dia a dia, em casa, na igreja, nos desbravadores, seguimos tanto um padrão que dificilmente observamos a mudança ao redor e vemos novas possibilidades de como agir ou não temos a humildade para isso.

        Posso dizer que tirei muitas lições desse livro a começar pela questão de disciplina. Para quem leu e reparou nos detalhes, era um habito do local onde John foi acordarem em determinado horário, seguir regras específicas, ter a humildade de respeitar a hierarquia local e cultural e colocar-se em seu devido lugar. Vemos claramente isso nas atitudes de Simeão (o monge), um renomado empresário, reconhecido mundialmente, respeitado por todos e que saiu de seu estilo de vida agitado para dedicar seu tempo ao serviço e a uma disciplina que chega a ser impressionante. 

É interessante quando começa a discussão a respeito do ser servo, servir ao próximo. A discussão é de cunho empresarial, mas quando li analisei além disso, Jesus nos ensinou a servir e eu antigamente tinha uma visão errada sobre como servir ao meu próximo e com o tempo fui aprendendo mais sobre isso, entretanto o livra retrará em determinada parte uma explicação simples, mas singular sobre a questão do serviço, “[...]acho que não fui claro sobre o que significa servir. Eu disse que os líderes deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados e servi-los, atendê-los. Eu não disse que eles deviam identificar e satisfazer as vontades das pessoas, ser escravos delas. Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam. Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades.” Pag. 48. Como cristãos temos essa essência do serviço dentro de nós como algo que Jesus nos ensinou através da Bíblia, Ele é nosso maior exemplo, “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor.” Mateus 10:24.

        O mais interessante das lições do livro é que elas são totalmente aplicadas no dia a dia de qualquer organização, pode ser de uma empresa a uma organização sem fins lucrativos. Outra reflexão interessante é o que a realmente o livro transmite no seu subtítulo sobre a essência da liderança, existe uma enorme diferença entre liderar e comandar, a liderança é tratada como uma arte de influenciar pessoas a se dedicarem melhor naquilo que estão fazendo.

Existe diferença entre influência e manipulação uma se diverge da outra no momento que a liderança se aplica por “poder” ou respeito, cabe ao líder saber como administrar ambos os lados. “Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder. Crianças de dois anos são mestras em dar ordens a seus pais. Houve muitos governantes maus e insensatos ao longo da história. Porém, estabelecer autoridade sobre pessoas requer um conjunto especial de habilidades.” Pag. 23.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com