TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ministério de Filipe na Samaria

Por:   •  1/8/2020  •  Artigo  •  8.347 Palavras (34 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 34

O Ministério de Filipe na Samaria

(Atos 8.12, 13).

O Ministério de Filipe na Samaria foi abundantemente abençoado por Deus muitos estavam sendo salvos e curados, conforme At.8:7,8 ( "muitos espíritos maus eram expulsos, e gritavam ao deixar suas vítimas, muitos paralíticos e coxos eram curados de modo que havia grande alegria naquela cidade ); Os samaritanos creram no sermão de Filipe, no tocante ao Reino de D’us e ao nome de Jesus, e foram batizados nas águas.  “Quando, porém deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do Reino de D’us e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres” (v.12).

Podemos notar que nenhum deles, no entanto tinha recebido o batismo no Espírito Santo.

Tenhamos sempre em nossos corações que: Todos nós temos um lugar no plano de D’us, devemos sim, descobrir esse lugar e fazer aquilo que Senhor quer que façamos, Ele não chamou todos nós para ministrarmos da mesma maneira. Filipe era um evangelista o seu ministério estava levando muitos a uma experiência de salvação em Jesus Cristo.

Pedro e João, por outro lado tinham um ministério específico de impor as mãos nas pessoas para receberem o Espírito Santo. At.8:14 -17

Notemos  que se naquele momento a emoção fala-se e a soberba,  fosse ao coração; talvez logo após ganhar aquelas almas para o Reino através da palavra pregada, sendo manifestada a cura pelo nome de Jesus, o espirito de Filipe falaria: venham até aqui à frente, pois vou orar para o Senhor lhes batizar no Espírito Santo.

Vejamos o que diz o Senhor através de Paulo no livro de I Co. 12. 29 30 (Porventura são todos apóstolos? (não) ou todos profetas? São todos mestres? Ou operadores de milagres? Tem todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos?).

Vejamos o v.28 onde Paulo está falando nos dons do ministério que D’us colocou na Igreja. "Apóstolo"não é um dom espiritual, mas um cargo, um dom (doação do ministério) "profeta" não é um dom espiritual, mas um dom ministerial para ministrar ao corpo de Cristo (Igreja).

Obs: os ministérios e os dons são dois lados da mesma moeda. Quem tem uma chamada para um serviço recebe de D’us os dons necessários.

Dons Espirituais

Certamente que os dons do Espírito podem ser manifestados através dos leigos, pois Paulo disse: "A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso (I Co. 12. 7)".

Há, também, os que estão no ministério e que estão equipados com os dons do Espírito, não chamamos essas pessoas "dons espirituais";conforme Paulo diz aqui, D’us tem alistado no ministérios (Ef. 4) - cinco dons para a Igreja.

Ao escrever a Igreja em éfeso, Paulo lista esses dons; disse: “Quando Jesus subiu as alturas, Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres” (Ef. 4:11).

Características dos Cinco Presbitérios Apostólicos:

  1. Apóstolo: É um enviado com autoridade para cumprir um propósito particular e definido; originalmente Apóstolo é alguém escolhido, ungido e enviado por D’us, o apóstolo é chamado, selecionado, separado por D’us para cumprir uma missão especial, é um mensageiro autorizado e enviado por Deus. ( 2cor. 8.23 )

  1. Profeta: O profeta fala, guia,exorta e fortalece o corpo em nome de D’us, sua função básica é receber uma mensagem do Senhor e comunicá-la fielmente (sem altera-la, pois ele é o Oraculo de D’us ) aos homens. algumas vezes, a linguagem usada pelo profeta para expressar a mensagem de D’us vem através de símbolos. ( At.8.32 ).

O ministério do profeta traz discernimento e direção espiritual

  1. Evangelista: É o que leva as boas novas e é capacitado divinamente para comunicar com eficiência o evangelho aos descrentes. Ele também treina e mobiliza outros evangelistas a lançar a rede e colher almas visando à implantação do reino, temos como exemplo o maior evangelista de todas as épocas, ( Mat.28.18-20 ).

  1. Pastor:  É aquele que guia o rebanho com capacitação divina para nutrir, cuidar e amadurecer espiritualmente cada ovelha; o termo pastor é associado a aquele que apascenta e cuida das ovelhas; é ungido e constituído segundo o coração de D’us para operar com ciência e inteligência ( Jr. 3.15 )
  1. Mestre: É o que instrui as almas na verdade. É capacitado  Divinamente para entender, explicar claramente e aplicar na prática da palavra de D’us ( João 6.45 ); complementa a obra pastoral na edificação do rebanho.

NT: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, estes dons são dados à igreja para equipar pessoas, não para trabalharem sozinhos...

Quando Paulo escreveu aos Coríntios a respeito dos dons do ministério(presbitério) notamos que  o ministério do evangelista, e o do pastor  não são  listado (I Co. 12:28). O pastor é o líder da Igreja, seu Dom do ministério está incluído no cargo de governos.

A operação de milagres e os dons de curas são incluídos no cargo dos evangelistas. Filipe é um modelo do evangelista no novo testamento veja At.8:5 -7, posteriormente Filipe passou a ser evangelista segundo o novo testamento, esta equipado com dons sobrenaturais como a operação de milagres ou dos dons de curas. Estes dons são necessários para constituir o seu cargo.

Muitas vezes, chamamos pessoas de evangelistas, quando na realidade, são exortadores. (Paulo fala dos exortadores na epístola aos romanos) aqueles que apenas exortam os pecadores a se salvarem - (mas não tem em operação os dons nem o aspecto sobrenatural na vida deles) - não são evangelista, mas sim exortadores.

Os Dons do Espírito

(I Co. 12. 1 -14).

Paulo, inspirado pelo Espírito para escrever à Igreja em Corinto, disse: "A respeito dos dons espirituais, não quero irmãos, que sejais ignorantes (I Co. 12:1)".

Ele não queria que a Igreja fosse leiga acerca dos dons do Espírito; acredito eu que o Espírito de Deus quer que todos estejam na Igreja informados sobre este assunto mesmo assim, há dúvidas sobre este assunto; vemos que alguns não sabem absolutamente nada a respeito, acham que esses dons já se acabaram, e  outros, sabem algo a respeito, mas seus conhecimentos são muito limitados.

Vejamos: I Co. 12:1 -14 - notem que Paulo diz aqui que nem todos vão ter esses dons, pois disse: (falando com a Igreja) "porque a um (não a todos) é dada... a palavra da sabedoria e a outro... a palavra do conhecimento (v.8) alguns tem tirado este texto fora do contexto e pensam que a bíblia manda o indivíduo desejar todos esses dons. Na realidade, Paulo está mandando a Igreja como grupo desejá-los, nesse caso, o Espírito Santo distribuirá a cada um segundo lhe apraz (v.11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)   pdf (252.2 Kb)   docx (284.6 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com