TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mistério Da Pessoa Humana

Trabalho Escolar: O Mistério Da Pessoa Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 6

A evolução científica, iniciada no século XVII, foi fazendo com que a visão religiosa e teocêntrica fosse substituída progressivamente pelo humanismo e antropocentrismo. Com isto, Sigmund Freud fala-nos das “Humilhações do Homem”.

Primeira Humilhação – De Natureza Cósmica, começou com a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnio, que afirma que o Sol é o centro do Universo.

Segunda Humilhação – Foi motivada pela Teoria do Evolucionismo, desenvolvida por Darwin. Contraria a narrativa bíblica do ser humano diretamente criado por Deus, afirmando que este é o resultado de um processo evolutivo complexo.

Humilhação Sociológica e Psicológica – Karl Mark afirma que somos condicionamos por aquilo que nos rodeia, como a sociedade e o lugar que nela ocupamos, o que constitui a humilhação sociológica. Já a psicológica, provem do pensamento de Freud, que nos diz que a pessoa humana é profundamente marcada por forças subterrâneas e noturnas presentes no seu inconsciente, não havendo assim controlo destas.

De facto, a pessoa humana é realmente um mistério, e em torno da qual giram várias questões: Quem somos? De onde viemos? Qual o nosso papel aqui?. Estas mesmas questões podem ser o ponto de partida para a busca e exploração de um ser único, racional, e constantemente em expansão, e é a partir delas que pretendo explorar as características da pessoa humana ao longo deste trabalho.

Quando o assunto é a origem da vida, as opiniões dividem- se e nem sempre o consenso entre a ciência e a religião é possível. Com isto, podemos dividir as teorias da origem da vida em dois grandes grupos: Teoria Cristã e Teoria Científica que, apesar de considerarmos dois grupos distintos, se complementam.

Neste trabalho vou explorar apenas a Teoria Cristã, uma vez que a científica se distancia dos objetivos do trabalho e das ideias que se pretendem estudar.

Segunda a teoria cristã, a origem da vida provem do divino, onde Deus foi a entidade responsável por tudo. Na bíblia podemos encontrar o relato sobre a origem do mundo e do Homem no livro de Génesis, primeiro livro do antigo testamento.

Resumidamente, segundo a descrição feita na bíblia, o Universo foi criado em seis dias. Deus dividiu a noite e o dia, no primeiro dia, e criou o céu e a terra, mar, plantas e árvores no segundo e terceiro dia, respetivamente. O Sol, a lua e as estrelas surgiram no quarto dia, no quinto surgem as aves e os peixes e, finalmente, ao sexto dia, foram criados os animais, o homem e a mulher, Adão e Eva. Ao sétimo dia, Deus descansou.

- O HOMEM Á IMAGEM DE DEUS

Se nos focarmos na criação do Homem e da Mulher, encontramos também no livro de génesis a afirmação de que o homem é um ser criado à imagem e semelhança de Deus. “Façamos o homem á nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1,26).

A partir disto, percebemos então que o homem é, portanto, uma criatura de Deus. O Homem não se gerou a si mesmo, não têm existência independente, ou seja, é um ser dependente de Deus. Assim, Deus tinha como objetivo a criação da humanidade, tinha como objetivo que se realizassem, não apenas como pessoas singulares, mas como uma espécie, onde homem e mulher ocupam um papel igual: “Abençoando-os, Deus disse: “crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a Terra” (Gn 1, 28).

Com isto, a bíblia mostra-nos sempre que o Homem é como Deus, o Homem reflete-O na sua racionalidade, criatividade, capacidade de comunicação, espiritualidade, amor e dignidade. Deus é o mistério das relações interpessoais e, ao criar o Homem á sua imagem e semelhança, criou-o como um conjunto de pessoas destinadas ás relações de amor.

Definir o que é ser uma pessoa, o que somos nós, humanos, é algo complexo. Isto porque cada pessoa é diferente, cada pessoa tem as suas próprias características, a sua própria personalidade. Com isso, a resposta á questão “O que é ser uma pessoa?” baseia-se, normalmente, nas características que são comuns a todos nós, que dão singularidade á pessoa humana, e por vezes, em contraste com outras formas de vida. Dentro destas características podemos considerar a racionalidade, domínio da linguagem, consciência de si, controle e capacidade para agir, valor moral, direitos e deveres, entre outras.

De facto, o homem é, antes de tudo, um animal. Possui, assim, um corpo que lhe garante, á partida, mobilidade e capacidade de mudança. As restantes características vão fazer com que seja possível distingui-lo do resto dos seres, e definem, de facto, a pessoa humana.

Passamos assim ao estudo do Homem mais detalhadamente.

O HOMEM – UM SER ÚNICO

O Homem é um ser único, cada um com um personalidade distinta, com características distintas. Consegue nutrir pelos outros e pelo que o rodeia diferentes sentimentos e, como um ser sonhador, moral, racional, espiritual, vê-se constantemente á procura de ultrapassar desafios, e voltar a criá-los para voltar a lançar-se e ultrapassa-los, em busca dos seus desejos, sonhos e necessidades.

O HOMEM – UM SER RACIONAL

O homem tem em si a capacidade do raciocínio, e utiliza-a para refletir, emitir juízos, buscar conhecimentos, elaborar conceitos e ideias. Com isto, surge também a capacidade de se conhecer e de se compreender a si mesmo. Por isto mesmo, é possível a constante mudança e evolução do homem: ele é capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com