TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões Da Pessoa Humana

Casos: As Dimensões Da Pessoa Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  2.873 Visualizações

Página 1 de 2

As dimensões da pessoa humana são 4: biológica, psicológica, social que são unificadas pela espiritual.

No meu ponto de vista a dimensão mais privilegiada na sociedade contemporânea, onde temos o desenvolvimento do capitalismo e a ascensão do mundo em um progresso ininterrupto, é a social. A dimensão social diz respeito aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais. Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos.

O ser humano tem uma vida infinitamente mais complexa do que qualquer outro animal do planeta, que vive apenas na dimensão biológica, movimentando-se em outras 3 dimensões existenciais, porém considero a dimensão psicológica a área de formação mais privilegiada do ser humano. Esta dimensão refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de auto-estima, de realização.

O ser humano é uma unidade e uma totalidade, e o homem existe em todas as dimensões, isso quer dizer que suas necessidades, sua satisfação e seu funcionamento estão dentro dessas dimensões. O tempo inteiro o homem está se comportando segundo a junção dessas dimensões. Elas não existem isoladas. Você não pode isolar o aspecto biológico do psicológico, por exemplo. Essas dimensões estão interligadas e funcionam como vasos comunicantes. As emoções têm uma ligação direta com o aspecto físico. As tensões causadas pelo social, pelo econômico também têm influência nos aspectos biológicos e psicológicos. O contato com a espiritualidade pode, igualmente, ter conseqüências nas demais dimensões. A harmonização dessas dimensões em que se situa o homem será sempre o indicador de saúde: sentir-se bem por estar vivo, sentir-se útil e produtivo, com a consciência em paz, sentir fazer parte de um todo e capaz de se entregar à fluidez da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com