TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Resenha: O Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

O Monge e o Executivo

O livro conta a história de John Daily, que era líder de uma grande indústria, que a deixou por alguns dias para passar em um mosteiro. John então conta a história dizendo que havia um nome que sem o perseguia, o “Simeão” e por 25 anos sonhava repetidamente com uma voz que dizia “encontre Simeão”.

Em certo ponto na vida de John, tudo começou a se desestruturar,até mesmo na empresa onde trabalhava tão bem, foi chamado pelo setor de Rh para que repensasse seu estilo de liderança, o que foi um grande problema, já que se achava um ótimo líder.

Após conversar com sua esposa, que lhe aconselhou a buscar um pastor e passar alguns dias no mosteiro onde haviam 40 frades onde trabalhavam com 3 princípios, são elas: a ordem, trabalho e silêncio.

Não muito motivado, um pastor disse a John que um dos grandes executivos do país, Leonard Hoffman se tornou membro dessa ordem, o que muito interessou a John, já que Len Hoffman (como era mais conhecido) era uma grande inspiração para John a forma de sua liderança, e de tocar uma organização.

Chegando em casa, após um dia no mosteiro, sua esposa disse que havia visto na televisão algo sobre o assunto, que grandes executivos andavam freqüentando retiros espirituais e estavam reestruturando, reorganizando sua vida, e que talvez e estivesse destinado a ir a esse lugar.

Com a situação critica na vida de John, ele optou por ir ao retiro. Chegando lá foi recebido pelo padre Peter que o orientou até seu quarto que iria dividir com o pastor chamado Lee Buhr.

Havia um roteiro a ser seguido onde seriam cinco cerimônias diárias, aulas nos sete dias em que estivesse á sendo de manhã e a tarde, e então um tempo livre fazer o que desejasse. Em uma conversa com Peter, John lhe questionou sobre Len Hoffman, que após chegar lá foi batizado pelo reitor com o nome de Simeão.

Em um grupo liderado por Simeão que da várias palestras, e suas lições de liderança, alem de John há vários outros membros de diversas profissões que estão lá para ouvir e aprender os ensinamentos de Simeão, mas um sargento em especial, que entra com seus próprios conceitos e mente totalmente fechada, sempre questionando e destacando suas idéias contrárias. Durante as reuniões, além de aprenderem com as experiências e sua vida em gerenciamento de empresas ensinadas por Simeão, todos os membros trocam suas experiências uns com os outros, mostrando sua postura e decisões a serem tomadas em certas situações dentro de suas empresas.

Após os sete dias em que John esteve lá dentro, fez com que ele percebesse a grande diferença entre usar o poder e a autoridade dentro de uma empresa, melhorando significativamente seu desempenho profissional.

Em certo momento do livro é falado sobre a diferença entre o poder e a autoridade. O poder é a habilidade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer. A autoridade é a habilidade de levar as pessoas de boa vontade a fazer o que você quer por causa de sua influencia pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com