TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pão do Silêncio é a Palavra

Por:   •  19/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 7

O pão do Silêncio é a Palavra

Todos nós precisamos de palavras e de silêncio, muitas vezes precisamos de uma palavra para fazer silêncio pois quando estamos em silêncio sem a palavra, o silencio se torna insuportável sem nada para se pensar uma palavra nos traz o pensamento “ o Pão do Silêncio é a palavra” segundo Paul Hoope.

Por isso quando vamos ler a bíblia é necessário estar em silêncio, mas não um silêncio vazio e sim um silêncio com a palavra para ser meditada e assim possa preencher esse silencio sem um vazio.

Quando lemos a bíblia, devemos ler com um olhar voltado para a palavra, com calma e aos poucos pois será assim que vamos nos preencher da Palavra, se familiarizando com o autor e se aprofundando e se apaixonando pela Palavra Viva que nos é apresentada. E assim começa um diálogo entre a Palavra e nós.

Por que a Bíblia?

A Bíblia é o livro sagrado de nós cristãos, muitas outras religiões têm seus próprios livros sagrados e poderão questionar o que tem de tão sublime na nossa bíblia que nos faz acreditar nela e a torna única?  

Então quando estamos à procura de uma resposta verdadeira, de confiança onde vamos busca-la?   Apesar de tantos livros de conhecimentos, vamos encontrar nosso ponto seguro na fé através da bíblia. Muitas vezes em nossa caminhada somos postos à prova, assim como Jesus nos disse “não nos deixei cair em tentação” se não tivermos fé na hora das provações, o que será de nós onde vamos nos firmar?

Será que na hora da provação haverá outro livro senão a bíblia, para nós alimentar e nos fortalecer quando vacilamos? A bíblia fala do que não acontece em nenhum outro livro, do que está no mais íntimo de Deus, mostra qual é o desejo de Deus de estar em comunhão com os homens e até onde esse desejo quis chegar, nos mostra o valor que temos aos olhos de Deus, e o caminho que Deus teve que percorrer para vir ao nosso encontro. É no momento que estamos na desgraça que o que está no mais íntimo do coração de Deus se revela, cada ser humano sem exceção tem o seu lugar, e não precisamos de mais nada além de ouvir essa verdade. É verdade que tem muitas coisas que a bíblia não explica, deixa a Deus Seu mistério. Fica também para a sabedoria humana, porém devemos ter cuidado ao ler, pois se trata da história em que Deus se revela, e seu povo passa a conhece-Lo. Devemos permanecer no desejo de Deus de se revelar e participar do seu plano de estarmos em comunhão, é nessa hora que a bíblia se tona nossa aliada na fé.

Quatro abordagens à Bíblia.

Primeira São João da Cruz- “ O Pai só disse uma palavra: o seu Filho. E no eterno silêncio Ele não para de há repetir. Cabe-nos escutar no silêncio”.

Segundo São João da Cruz todas a palavras do Antigo testamento não expressão o tão grande é o amor de Deus. E para expressar o amor de Deus era preciso mais que palavras, era preciso ir até ás últimas consequências da lógica do amor através de uma entrega plena e definitiva uma evidencia que nunca poderá ser superada.

Antes não havia uma verdadeira resposta para os questionamentos humanos, depois não haverá outra afirmação de amor com o mesmo peso. Por isso devemos ter cuidado com a Palavra para não modifica-la. Uma palavra assim só pode ser acolhida no silêncio.

 Segunda São Pedro – “ E temos assim mais confirmada a palavra do profeta à qual fazei bem em prestar atenção como uma lâmpada que brilha num lugar escuro, até que o dia desponde e a estrada da manhã nasça em vossos corações”. (2Pe 1,19)

Muitas vezes estamos na escuridão a palavra vem como luz trazendo Cristo para iluminar nosso coração.

Terceira São Paulo – “ Pode instruir-te em ordem a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Tem 3,15)

As vezes ficamos desconcertados com os nãos que tem na bíblia, não devemos nos sentir assim pois esses nãos nos leva para longe da salvação e aprendendo a entende-los estaremos mais perto e poderemos saborear a salvação.

Quarta filosofo Franz Rosenzweig - “Para aprender o que está na bíblia são precisas duas coisas: Escutar o que ela diz e estar atento ao bater do coração humano. A bíblia e o coração dizem a mesma coisa”.

Só poderemos entender a forma em que a bíblia descreve o amor de Deus, se experimenta-las em nossa vida.

O que é Bíblia?

Sem a bíblia o que saberíamos de Jesus?

É através dos escritos do Apóstolos que ficamos sabendo do nascimento vida, crucificação e ressurreição de Jesus. Para aquele que arrisca sua vida para seguir Jesus, só a bíblia poderá instrui-lo neste caminho.

Queremos sempre seguir Jesus, mas só poderemos seguir o que conhecemos e é através da bíblia que podemos conhecer Jesus pelo seu testemunho de Vida.

Ainda assim não basta apresentar a bíblia como um testemunho insubstituível da vida de Cristo, porque esta integra esse testemunho em um logo diálogo entre Deus e os seus.

Para que Jesus nascesse Deus teve que preparar a terra através de uma longa história com seu povo e que permanece até hoje sendo um grande mistério para nós. Neste processo tivemos muitas tribulações, que serviram para fortalecer este diálogo entre Deus e nós para tornar um diálogo único.

Não adianta ler a bíblia como se fosse apenas um livro de história, temos que vive-la dando testemunho de que sua palavra é viva e se revela até hoje em nós. A Bíblia só continuará a falar no presente se nos comprometermos a ser carta de Cristo Que São Paulo diz ter sido escrita pelo Espirito de Cristo. (...) em tabuas de carne que são nossos corações. (2Cor 3,3)

Mesmo compreendendo muito pouco, quando nossa vida se tornar carta de Cristo, tornaremos a bíblia novamente visível. Dietrich Bonhoerffer em seus escritos dizia “ tudo que podemos fazer é rezar e agir corretamente... e o tempo de Deus chegará.

Como podemos deixar-nos tocar pela Palavra?

Podemos ler a bíblia de várias formas para aumentar nosso conhecimento ou confirmar nossa fé porem uma leitura pessoal nos leva mais longe, pois nela tentamos acolher a palavra de Outro. Uma voz que nos liberta, uma voz que tem uma opinião diferente de nós que a nossa, será que conseguimos ouvir está voz e aceita-la?

Alteridade da Palavra! Essa palavra é diferente do que estamos habituados a ouvir, a palavra de Deus pode parecer as vezes desinteressante, porém ela nos mostra um amor jamais visto. Ela tem sobre nós a única autoridade que nos faz crescer. Quem acolhe deseja que está palavra seja uma companheira para toda vida e para isso habitua-se ao silêncio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com