TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Seminário

Por:   •  29/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de Seminário: O que é a verdade?[1]

Marcos Conceição Gonçalves[2]

O primeiro seminário, apresentado no dia 16 de Maio de 2017, tratou do tema do conceito da Verdade, como podemos alcançá-la identifica-la.

A equipe começou apresentando o conceito de verdade, expondo nos três tipos de conceito, dentre os quais se encontra o conceito imanente que tem a verdade como parte própria e interior do pensamento. Foi falado também, a respeito da origem grega da palavra aletheia que significa verdade, como sendo algo que não está oculto.

Posto isso, passaram a desenvolver o tema expondo e comentando diversas correntes teóricas para a verdade, apresentando os seus pontos e contrapontos, entre essas a teoria da correspondência parece mais adequada ao pensamento cristão, a mesma afirma que a verdade se forma por meio da correspondência entre o que acreditamos e um fato, tal teoria é sustentada por Aristóteles e por G. E. Moore, que afirma que quando a crença é verdadeira, é baseado em um fato. Fato e crenças são correspondentes.

Diante do que foi apresentado o grupo passou a dissertar verbal a respeito de Jesus como sendo a verdade, baseados em textos bíblicos como João 14:6 e 18:38, também Romanos 1:4. Por fim conclui-se que o cristianismo não tem uma teoria própria do conceito de verdade sendo vidente que a teoria da correspondência é a que mais se aproxima do que os cristãos acreditam

Ao se abrir o debate surge a questão de como sabemos se algo é verdade, com a ajuda do professor equipe responde com base no método racional da Lógica como meio se identificar a verdade.

O trabalho foi muito bem apresentado pela equipe com linguagem acessível e conceitos baseados em autores renomados, foi de grande proveito perpassar pelas diversas teorias chegando até o viés teológico do conceito de verdade.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com