TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEOLOGIA PÚBLICA

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: Pós-Graduação Lato Sensu em TEOLOGIA

DISCIPLINA: TEOLOGIA PÚBLICA

1. ATIVIDADE DA AULA 04

Um dos debates mais tensos na história do Cristianismo é aquele que versa sobre a relação entre teologia, filosofia e ciências. Já se afirmou tanto que a ciência é apenas complemento da teologia, como também que teologia e ciência são incompatíveis.

Considerando a reflexão da aula 04, disserte sobre as questões abaixo?

a) É possível existir diálogo autêntico entre Teologia e Ciências?

b) Quais as características necessárias a este debate?

c) Para parte da Teologia Contemporânea estudada, a Teoria da Evolução é uma contraposição absoluta em relação à Teologia da Criação? Explique.

Fundamente suas respostas (mínimo de 30 linhas ao todo).

A relação entre ciência e teologia sempre foram muito complicadas, com o aparecimento da modernidade, esses dois pólos, do saber e fazer humanos passaram a ser entendidos como opostos e quase sempre inconciliáveis.

Podemos dizer que existe 3 métodos para que o diálogo possa ocorrer entre teologia e ciências; sendo eles, o método concordista, discordista e Articulação.

O método Concordista visa defender as escrituras sagradas, com seus relatos da criação, ou seja, onde seu texto bíblico é literal e tem seu valor científico. O método Discordista, visa defender que é impossível manter o dialogo entre ciências e as Escrituras Sagradas por serem incompatíveis. O método da articulação e a ponte de dialogo entre a teologia e a ciências, mas desde que atestando a verdade das suas descobertas, de acordo com a narrativa bíblica. Este método é mais interativo e com maior produtividade e racionalidade, podendo sim dialogar com a ciência apesar das narrativas bíblicas não possuem natureza cientifica, mas Pode e devem dialogar com as ciências, podendo ocorrer através de somatória de métodos, estratégias com conhecimentos em varias áreas, dentre outras.

Vimos que, “às primeiras fases da controvérsia assim iniciada se seguiu em diferentes ondas e em diferentes lugares de violentos debates intelectuais, discussões na sociedade até a disputa perante o tribunal e a luta na arena política”.

A teoria da evolução é uma disputa cultural, política e teológica recorrente sobre as origens da Terra, da humanidade, da vida e do universo, sendo que a Teologia da criação é um argumento para a existência de Deus com base na criação aparente e propósito na natureza, para além do âmbito de qualquer atividade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com