TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teólogo Como Formador De Opinião

Artigos Científicos: O Teólogo Como Formador De Opinião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Teologia, não é simplesmente falar sobre Deus, pois nela, estudamos sobre Deus e sobre as coisas de Deus. Não haveria teologia se Deus não se revelasse a nós, e se o homem não procurasse ouvir e crer nas coisas celestiais. A influência da teologia nos dias de hoje é muito forte, pois quanto mais o ser humano sabe sobre as coisas de Deus mais ele se conscientiza que terá que prestar contas de seus atos, por esse razão a bíblia nos alerta em buscar o saber, pois ele nos leva a viver em santidade.

Palavras chaves: revelação: conscientização: busca.

Introdução

Para começarmos a falar sobre teologia, primeiro precisamos entender quais seus propósitos, formas e o que ela estuda. Podemos defini-la assim:

A palavra “teologia” vem do grego onde Theos significa Deus e Logia indica o sentido de estudo. Teologia cristã é apenas uma tentativa de entender Deus como revelado na Bíblia. Nenhuma teologia vai completamente explicar a Deus e seus caminhos porque Deus é infinitivamente e eternamente maior do que somos. Portanto, qualquer tentativa de descrevê-lo por completo vai falhar. No entanto, Deus quer que o conheçamos o máximo possível, e teologia é a arte e ciência de conhecer e entender o que podemos sobre Deus de uma forma organizada e compreensível. O teólogo além de ter muita sabedoria traz consigo paciência, dedicação porque sua vida é de pesquisa e estudo rico em conhecimento, seja em qualquer lugar que se encontra ele assume seu papel de um cristão, com seu testemunho, fé e coragem acreditam em seus ideais e nos planos de Deus em sua vida. Sempre preparado para enfrentar as barreiras que virão naturalmente, enfrenta os desafios sem se importar com cor, raça, classe social, ou cultura, expõe suas propostas segue sua jornada seguindo seus preceitos sem preconceito com ajuda de Deus, sua opinião é importante na sociedade.

Desenvolvimento

A Teologia é, hoje, uma ciência humana intimamente conectada às ciências da religião. Porém, ela se distingue das ciências da religião na medida em que se baseia no estudo, pesquisa e ensino da construção do saber teológico desenvolvido na tradição cristã. Desse modo, a Teologia tem como objeto específico de estudo, a tradição teológica cristã, definida a partir da delimitação do cânon das Escrituras Sagradas (Antigo e Novo Testamento), do estudo histórico-crítico desse cânon, do estudo das diversas interpretações desse cânon em doutrinas, do estudo do desenvolvimento institucional da Igreja e do pensamento cristão na história, e das diversas formas como esse saber se solidificou na sociedade, influenciando decisivamente na história do Ocidente. A história social revela fartamente a avidez da humanidade por respostas de natureza espiritual e a busca do sagrado está presente na experiência de todos os povos da terra. Mais do que isso: a experiência com o sagrado define um dos traços mais significativos da existência. Essa é a explicação para as inúmeras religiões.

É através da teologia que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com