TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tolo E Espada Mulher Sabia

Pesquisas Acadêmicas: O Tolo E Espada Mulher Sabia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 10

O Tolo a Espada e a Mulher Sábia

1 Samuel 25.3

Introdução: Meus amados, Deus em seu infinito amor e bondade nos concedeu nas paginas Sagradas da Bíblia um relato de Salvação entre homens, mulheres e crianças, e isto se deu; pelo fato de uma mulher cujo nome é Abigail ser uma mulher sabia, o contrario de seu marido cujo nome era Nabal, homem egoísta, avarento e soberbo que só olhava para si e nunca no bem estar de seu próximo ou de sua família, neste relato sagrados você verá de forma muito clara que atitudes egoísta e arrogantes te levarão a morte e que pequenas atitudes de humildade e bondade te salvará tanto a ti e a todos que você ama.

1- VISÃO GERAL

- Nabal era homem rico, pois, possuía três mil ovelhas e mil cabras (I Samuel cap 25 v 2)

- Tinha muitos servos aos seus serviços (1 Samuel cap 25 v 8, 11)

- E era casado com Abigail mulher Sensata e formosa ( Samuel cap 25 v 3)

- Em resumo foi denominado pela palavra de Deus, como sendo maligno no seu caráter ( Samuel cap 25 v 3)

2- O QUE LEVOU NABAL COLOCAR SUA VIDA E DE TODOS EM SUA CASA EM RISCO?

Para acharmos a resposta para esta pergunta de grande importância, é necessário enxergarmos o que estava acontecendo a Nabal e as suas riquezas. Onde o texto sagrado nos revela que no deserto de Parã, estava os servos de Nabal apascentando o seu grande rebanho de ovelhas e cabras, e junto dos rebanhos de Nabal, também estava o exercito de Davi com seus seiscentos homens (1 Samuel cap 25 v 13), mas, ao contrario de Nabal, Davi era líder por excelência, pois, em momento algum permitiu que seus seiscentos homens rouba-se sequer uma ovelha ou cabra de Nabal, causando assim perca de seus bens e constrangimentos aos seus servos na contagem diária de seus bens (ovelhas e cabras). Davi ao contrario de Nabal, não pensava só em si, mas, no seu próximo e tinha caráter humildade e paciência para esperar a ocasião oportuna para pedir comida para si e seus soldados, que no deserto de Parã prestaram serviços indiretos no quesito segurança dos bens de Nabal (I Samuel cap 25 v 15-16). E foi na ocasião que Nabal estava tosquiando suas ovelhas no deserto, que este homem Nabal se mostrou egoísta, arrogante e avarento com seu próximo (no caso Davi e seus soldados).

Falemos da ocasião da tosca das ovelhas

Era a ocasião onde se tirava a lã das ovelhas e também, se matava algumas ovelhas para dar alimentos aos tosquiadores, ou seja, este era o momento oportuno para Davi pedir a Nabal comida, sem lhe causar constrangimentos a Nabal, pois, afinal era um momento de alegria para o Patrão por causa da lã e matar mais algumas ovelhas para dar ao exercito de Davi não lhe faria mal algum (1 Samuel cap 25 v 6-9). Todavia, qual foi a resposta de Nabal:

- “QUEM É DAVI?” (1 Samuel cap 25 v10)

- “DEVE SER UM SERVO FUJÃO!” (1 Samuel cap 25 v10)

- “Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei e os daria a homens que não sei donde vêm?” (1 Samuel cap 25 v11)

Comentário: Quem é Davi? Está frase é a maior prova que Nabal só olhava para seu umbigo e que as únicas coisas que importava para ele era ele mesmo, pois, o egoísmo, a soberba e avareza definia o seu caráter de Nabal. Meus amados, quero aqui ressaltar que ignorar o nome de Davi naqueles dias era o mesmo que ignorar o futuro do seu país, seria o mesmo que um brasileiro adulto nunca ouvisse falar do presidente do Brasil; em especial falo do Lula por sua tamanha popularidade. Davi tornou-se famoso por matar o gigante Golias, (1 Samuel cap 17 v 45 – 51), Davi matou duzentos soldados do povo filisteus; seus inimigos direto (1 Samuel cap 18 v 27), em nossos dias eu compararia com uma ação policial, que em um único dia prendessem duzentos traficantes, isto com certeza seria algo notório e falado por todos, Davi trouxe salvação a uma cidade chamada Queila (1 Samuel cap 23 v 5), mas Nabal não sabia disto! Todos os servos de sua casa sabiam inclusive sua esposa Abigail, mas Nabal não sabia. Por que era surdo? Não era egoísta e amante de si, nunca olhava em sua volta. Associar o nome de Davi com o nome de um escravo fujão é prova do seu desrespeito por tudo que Davi fez por Israel em especial matando Golias e iniciando a vitória de Israel contra os filisteus, pois, do contrario ele não estaria rico naquela ocasião. Negar pão, água e carne para aqueles que lhes prestaram um serviço, ainda que indiretamente, ou extra oficial é contra aos princípios de Deus que nos manda a darmos de beber e de comer até aos nossos inimigos (Romanos cap 12 v 20).

3- NABAL PROVOCOU IRA E A VINGANÇA NO CORÇÃO DE DAVI

13 “Pelo que disse Davi aos seus homens: Cada um cinja a sua espada. E cada um cingiu a sua espada, e Davi também cingiu a sua, e subiram após Davi cerca de quatrocentos homens, e duzentos ficaram com a bagagem."

22 “Assim faça Deus a Davi, e outro tanto, se eu deixar até o amanhecer, de tudo o que pertence a Nabal, um só varão” 1 Samuel 25.13 e 22

Comentário: O mal já estava feito, pois, enquanto Nabal achava que estava bem, e que havia escorraçado uns dez soldados de um tal Davi, este estava vindo ao seu encontro com vingança e morte para todos de sua casa. Agora eu pergunto: Isto não podia ser evitado? Será que muitas tragédia não poderiam ser evitadas? Pois, bastaria Nabal fazer uma única pergunta aos seus criados que apascentavam seus rebanhos, e tudo seria confirmado. Todavia, agora estava preste a morrer e com ele todos em sua volta.

4- COMO NABAL E A SUA CASA ESCAPARAM DA MORTE, SE DAVI ESTAVA DETERMINADO A MATÁ-LOS ?

Para felicidade de Nabal e de todos de sua casa, incluindo servos e servos e também para alegria de Davi, Abigail era uma mulher sabia, e a sensatez morava em seu coração, pois, ao ser procurada por um de seus criados que tinha real conhecimento da tragédia que ocorreria ali dentro de instantes, relatou a ela tudo que sucedera e inclusive da segurança que os soldados de Davi lhes proporcionaram no deserto, e da crueldade que seu patrão Nabal fizera a eles; aos destratá-los e humilhá-los; e a Davi um herói de Israel o comparou a um servo fujão ( 1 Samuel cap 25 v 14-17).

5- A SABEDORIA É COISA PRINCIPAL - Provérbios 4.7

Que tristeza para Nabal, pois, tinha muitas riquezas, mas não tinha a principal delas, a saber, a sabedoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com