TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de xamanismo

Artigo: O conceito de xamanismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

IRANILDE BARBOSA DOS SANTOS

XAMANISMO

MANAUS

2013

IRANILDE BARBOSA DOS SANTOS

XAMANISMO

Trabalho referente à disciplina de ... ministrada pelo professo Carlos do Programa de Pós-Graduação.

MANAUS

2013

XAMANISMO

O Xamanismo estabeleceu-se em nome da complexa ciência das idéias das pessoas sobre como deliberada e proposital de interação com o transcendente ("sobrenatural"), o mundo, em primeiro lugar - com os espíritos, que carrega um xamã. Partindo desse entendimento, pode-se dizer que o Xamanismo está associado à magia, ao animismo, ao fetichismo, bem com ao totemismo . Dessa maneira, os seus elementos podem ser contidos em vários sistemas religiosos. Foi desenvolvido entre os povos da Sibéria, no Extremo Oriente Sudeste Asiático e África, e entre os índios norte-americanos. De uma forma ou de outra já existia para a maioria dos povos da terra. Neste sentido, o xamanismo é considerado a mais antiga religião. No entanto, tal entendimento é um tanto arbitrário, posto que as religiões modernas sugerem uma base mitológica comum.

Dessa maneira trata-se de uma prática centrada na mediação entre os seres humanos e os espíritos da natureza, ou de clãs mortos, as almas das crianças não nascidas, as almas doentes de volta à vida etc. Este é o xamã que encarna essa função no contexto de estreita interdependência com a comunidade o reconhece como tal.

O Xamanismo, no sentido estrito (xamã vem etimologicamente linguagem Tungus), enraizada no tradicional sociedades Siberian. Parte da Sibéria, o pensamento xamânico se espalhou a partir do Báltico para o Extremo Oriente e provavelmente cruzou o Estreito de Bering com os primeiros nativos americanos. Observa-se práticas semelhantes entre muitos povos, começando com os mongóis e os turcos, que são todos da Sibéria, mas também no Nepal, China, Coréia, Japão, entre os índios da América do Norte, na África, Austrália e entre os índios da América Latina .

Esse é um problema para os antropólogos. O que significa "xamanismo" quando este termo é geralmente utilizado para se referir a práticas como tungus como aqueles dos europeus urbanos? Para responder a essa pergunta, tem-se que rever a história da palavra e o que ela implica.

O conceito de “xamã" na versão básica de sua origem (siberiana) significa tungue, e indica mediador entre o mundo humano e o mundo dos espíritos (LANGDON, 1996).

O Xamanismo caracteriza-se da seguinte forma: é um "processo de mediação, rudimentar e bom para assumir uma concepção específica do homem, do mundo e da sociedade todos" e sua relações. O conceito de partilha está no coração de xamânica pensado especialmente há uma ligação fundamental entre a caça, a aliança e xamanismo, assim o próprio xamanismo está enraizado na vida de caça devido à necessidade de uma relação baseada no que parece caracterizar xamanismo no nível mais geral: Gestão aleatória. Isto é conseguido através de uma troca com os espíritos durante o transe. É um comportamento, eficiência, técnica, para voltar em toda a sociedade. Ele preenche uma adaptação pobre e difícil função das situações, a flexibilidade, pragmatismo (em oposição a religiões estabelecidas), e a disponibilidade. As características essenciais do xamanismo nas sociedades de caça são: a aliança com os espíritos dos "super-natureza", a viagem da alma, a gestão da relação entre o xamã e os espíritos aleatória, mas como a fluidez, porque xamanismo não é algo fixo, uma vez que inclui.

Diante desse contexto, ele tem como base principalmente a experiência pessoal, que quase não se acumula na forma de livros e cânones. O critério da verdade é sempre experiências de êxtase xamã específica individual. Assim, o xamã geralmente não pode controlar totalmente o espírito que inspira nele ou com as quais ele se comunica, é provável mediador da comunicação com os espíritos, e às vezes se segue a vontade dos espíritos.Para chamar o espírito ou se comunicar com ele usando rituais onde o xamã entra em um estado de transe, ou de experiências transpessoais. Desse modo, ver o mundo como a interação dos espíritos, e neste mundo de grande importância para jogar todos os tipos de rituais de iniciação -, oferendas aos espíritos, espíritos de luta, etc.

Em um estado de transe são abertos os canais de energia do corpo numa sutil ligação com o enfraquecimento físico, e permite que o xamã faça a "viagem xamânica", bem como entrar em contato com outras entidades. O xamã na tribo é uma das pessoas mais importantes. Acompanha-o toda a pergunta, que podem ajudar em casos de doença, quebra de safra, a perda de gado. Sua ira causa muito medo.

O xamã é um ser complexo, um curandeiro, um bruxo, um padre, um mágico, um adivinho, vidente ou um possuído. Há realmente uma versatilidade em suas funções. Estas são feitas no contexto de um ritual específico. Elas variam de uma região para outra, mas também e acima de tudo um momento para o outro . Pode citar-se dessas funções: danos a um inimigo; tratar certas doenças; nomear uma criança; fazer chover; trazer o jogo; encontrar um objeto perdido.

O Xamanismo como base religiosa, afirma que tudo no mundo é dotado de uma alma. Em suas formas avançadas de religiões animistas conter politeísta idéia de onde fenômenos naturais como o sol, lua, estrelas, raios e trovões, fogo, etc, já são personificados na forma de divindades (deuses).

Em algum momento, o que reflete o mundo na mente das pessoas a imagem do universo mítico tornou-se tão importante e projetado que, para entender o que podia única pessoa que tinha habilidades especiais e especialmente treinadas. Na maioria das sociedades, não havia necessidade de um "mediador"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com