TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O minimo do minimo

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Juliana Torres Pires

Resenha do Texto: Cristianismo – o mínimo do mínimo da mensagem de Jesus

Leonardo Boff

O texto fala sobre a oração do Pai-nosso, que, para Boff, é o mínimo do mínimo da mensagem de Jesus. Na oração do Pai nosso, se esconde a verdadeira intenção de Jesus, antes de qualquer outra formulação. Ela nasceu da própria boca de Cristo.

O Pai nosso é chamado pelos católicos de ipisissima vox Jesu, a própria voz de Jesus.

Para Jesus, o importante e o essencial é: Deus- Abba e seu Reino, o homem e suas necessidades. Trata-se do Pai nosso e do pão nosso no arco do Reino de Deus. Esse é o mínimo do mínimo da mensagem de Jesus. Jesus quis trazer o Reino de Deus, que sentíssemos Deus como íntimo, Pai e Mãe da bondade (Abba) e que buscássemos o pão nosso.

Quando os discípulos dizem: “Senhor, ensina-nos a rezar”, eles não estão pedindo um método de oração e sim que Jesus lhes dê um resumo de sua mensagem. O Pai nosso revela a experiência originária de Jesus e entrega-nos à sua intenção mais verdadeira.

 No Pai nosso contém três fomes fundamentais: a fome de Alguém bom que o acolha (Paizinho da bondade, Abba), fome infinita que nunca se sacia, sentido verdadeiro para a vida (Reino de Deus) e a fome que se sacia, mas sem a qual não vivemos, que é o pão nosso.

 O mínimo do mínimo não pode ser substituído por doutrinas, dogmas, ritos e tradições, senão nos afastaríamos da intenção originária de Jesus, segundo Boff.

Para ele, o Pai nosso é a súmula de todo o evangelho. Deus é Pai-Abba porque cuida dos seus filhos e filhas, repousa seu carinho sobre cada um deles, sabe-lhes o nome que seu amor inventou, conhece-lhes as necessidades, sente o mínimo pulsar de seu coração, não lhes deixa cair um só cabelo da cabeça sem que o note, etc.

O Pai-Abba mostra traços de Mãe, pois nele tudo é cuidado, amor e misericórdia, como se mostra no perdão do filho pródigo. Esse é o Deus da experiência originária de Jesus, de infinita bondade e misericórdia.

Durante o texto, Boff explica a oração do Pai-Nosso, frase por frase nos faz refletir que dentro dessa oração, nasce, genuinamente, a mensagem que Jesus deixou para nós e definitivamente, significa o mínimo do mínimo da mensagem Dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com