TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sagrado no espaço urbano

Por:   •  30/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do tema :” o sagrado e o espaço urbano”, o grupo encontrou como base para construção de sua tese, o fato de todos os povos, desde o pediodo paleolítico, possuírem uma idéia de sagrado, como se isso fosse uma condição de existência do ser humano.

O grupo segue a corrente filosófica que associa a ideia do sagrado com o desenvolvimento econômico; colocando o templo como um elemento de forte conexão entre a religião e a cidade, a medida em que ele ocupa um lugar central nos primeiros núcleos de povoamento, e as primeiras cidades se construíram  e desenvolvimento da vida cívica se faz em torno delas. Obviamente, esta associação não se aplica a alguns povos  da américa do sul, como os tupi-guarani por exemplo, pois estes não desenvolveram nenhuma forma de comércio. Embora esta visão seja mais eurocêntrica, consideramos aplicável no Brasil, pois a partir da colonização portuguesa, e a formação das primeiras cidades, observa-se como primeiro ato a construção de igrejas. A partir dai, ao analisarmos certos aspectos da igreja católica que foram trazidos para o brasil no período colonial, observamos que desenvolveu-se um certo comércio de artefatos religiosos, estabelecendo certo contato entre religião e comércio; e que hoje em dia não se aplica somente ao catolicismo. Através das fotos podemos observar este fenômeno, como é o caso de propagandas de livros gospel e anúncios de videntes. Com a expansão do espaço urbano ao longo do tempo e distanciamento do homem da religião, o sagrado passa a se integrar no espaço, dividindo a paisagem com carros, comércios variados e movimentação constante. Algumas igrejas, que antes dominaram todo aspecto religiosos no passado hoje em dia são mais reconhecidas pela sua importância histórica cultural, tornando-se regiões de forte turismo, mais uma vez, modificando o espaço urbano.

Analisando dados recentes sobre religião no Brasil, observa-se a queda do numero de católicos e aumento do numero de evangélicos, algumas teorias tentam explicar o fenômeno, afirmando que isto se deveao fato de a igreja católica ter se distanciado das populações mais carentes, pois o maior numero de evangélicos se encontram nas periferias, e são atraídos por essa religião pois seus líderes são mais carismáticos, os cultos são mais simples e tratam diretamente do cotidiano do indivíduo. De qualquer forma, pode-se observar alterações no espaço urbano da periferias; são construídos salões pequenos, as vezes vários na mesma rua, dividindo espaço com comércios, moradias e até bares.

Outro aspecto que deve ser considerado em relação a sagrado e espaço urbano, é como o primeiro utiliza-se do segundo como tentativa de demonstrar seu “poder”, como é o caso das grandes obras arquitetônicas religiosas, como por exemplo, o vaticano, a igreja de aparecida, ou o templo de Salomão; até as grandes pirâmides egípcias podem ser citadas como exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com