TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tema central é a crítica (refutação) ao conceitualismo de Locke

Por:   •  23/3/2016  •  Ensaio  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

I. Plano de Aula: Data:23/03/2016

II. Dados de Identificação:

Professor: Lucas Alves Nunes

Disciplina: Teorias Filosóficas da Linguagem

III. Tema:  O tema central é a crítica (refutação) ao conceitualismo de Locke, bem como a teoria da conotação. A divisão dos nomes em Mill e a referência direta.

IV. Objetivos:

 Objetivo geral: A aula de filosofia da linguagem tem por objetivo apresentar aos alunos do segundo grau alguns dos problemas filosóficos que decorrem da obra “Dos nomes. Livro I, Capítulo II de Sistema de lógica dedutiva e indutiva de Mill.

Objetivos específicos: Por fim chegar a conclusão de que a relação entre os nomes e as coisas pode se estabelecer em decorrência da carga semântica que a palavra possui. Assim, não é necessário a vinculação do signo a nenhuma ideia ou qualquer entidade com que o signo possua relação de significado.

V. Conteúdo:  A contribuição de Mill no que compete delegar a linguagem uma visão lógica em contraposição a visão psicológica. A teoria da conotação, que é a relação semântica do nome com propriedades que a palavra traz. E estabelecer que não é necessário a vinculação do signo com nenhuma ideia ou entidade.

VI. Desenvolvimento do tema: O tema será desenvolvido por aula expositiva, porém procurando estimular as dúvidas e questões, ao final é aberta para debate.

VII. Recursos didáticos: Leitura de trechos do livro I, capítulo II, de “Sistema de Lógica dedutiva e indutiva”. Aulas expositivas com síntese no quadro negro.

VIII. Avaliação:  Teste para averiguar se o alunado está acompanhando as leituras.

- Atividades: Um rápido debate levantando as principais questões na obra de Locke e Mill. Objetivo que o aluno perceba as diferenças entre os posicionamentos.

IX.Glossário: Teoria da conotação; referência direta; conceitualismo; divisão dos nomes: singular /e geral ; concretos e abstratos; conotativo e não-conotativo

X. Bibliografia:

MILL, J.S. Dos nomes. Livro I, Capítulo II de Sistema de lógica dedutiva e indutiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com