TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA CENTRAL DO ARTIGO: Demonstrar a incidência da PAV causadas em sua grande maioria por bactérias multirresistentes.

Por:   •  30/10/2019  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA DE ARTIGOS 

TEMA CENTRAL DO ARTIGO: Demonstrar a incidência da PAV causadas em sua grande maioria por bactérias multirresistentes.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Teixeira, Paulo José Zimmermann, et al. Pneumonia associada a ventilação mecânica: impacto da multirresistência bacteriana na morbidade e mortalidade. Jornal Brasileiro de Pneumologia, Porto Alegre, Novembro-dezembro 2004.

QUAL O PROBLEMA ABORDADO PELO AUTOR?

O alto índice de mortes relacionados a PAV

 

Em uma primeira análise, a pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV), segundo o autor, está relacionada ao tipo de microrganismo que acomete o paciente. Este dividiu em seu estudo sobre as incidências das bactérias, dando maior foco na problematização, que após analisar os precedentes de cada paciente como: idade, sexo, outras doenças relacionadas, comparou e acrescentou com outros estudos científicos que na maioria dos casos diagnosticados com PAV, são causadas por bactérias multirresistentes e são a causa do maior número de mortes. Contudo, Teixeira, Paulo José Zimmermann, et al., afirma que dependendo de cada ambiente hospitalar, dos procedimentos invasivos realizados e o tempo de utilização de antibióticos pode favorecer o aumento da população de bactérias multirresistentes. (Teixeira, Paulo José Zimmermann, et al.)

Segundo o estudo, foram analisados 91 pacientes diagnosticados com PAV. Destes, foram identificados 107 tipos de bactérias, porém o autor focou nas bactérias multirresistentes e nas bactérias sensíveis para melhor comparação. O grupo de pacientes foi dividido em pós-cirúrgicos internados em UTI e pós-cirúrgicos tratados clinicamente, podendo demonstrar e comparar a maior colonização por microrganismos multirresistentes.

É válido ressaltar que, no tratamento desses doentes, foram utilizados antimicrobianos empíricos, e foi analisado que este procedimento foi inadequado na maioria dos pacientes com PAV internados em UTI relacionada ao micróbio multirresistente (G1) e menos inadequado relacionado a bactérias sensíveis (G2). Consequentemente o número de mortes no (G1) foi maior e o tempo de internação menor.

Portanto, é de extrema importância a abordagem do tema, pois gera uma reflexão, explicitando o número elevado de mortes em pacientes que possuem a PAV proveniente de bactérias multirresistentes, sendo necessário considerar uma forma de melhorar ou diminuir as colônias de bactérias multirresistentes, que como afirma o próprio autor, atitudes simples frente à realidade cotidiana dos hospitais, como por exemplo, a lavagem das mãos. Sendo assim, a prevenção é a melhor forma para os pacientes, porém ainda são necessários muitos estudos para melhorar essa realidade, devido ao difícil diagnóstico dessa doença. (Teixeira, Paulo José Zimmermann, et al.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (112.8 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com