TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO

Por:   •  6/7/2020  •  Resenha  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

FICHAMENTO     

                                                      

DISCIPLINA: MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO

PROFESSOR: ALESSANDRO VIEIRA

ALUNO (A): FABIANA SODRÉ GONÇALVES ALESSI        TURMA: EAD CENTRO 2020 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Autor(es): ALINE PUCHE CAPELETTO

Título: MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO

Cidade: SÃO PAULO                                   Editora:  SGEC QUADRANGULAR  p.:

Outros Dados:

1. ARGUMENTO PRINCIPAL: (idéia central do texto)

O livro tem como principal objetivo apresentar ferramentas e métodos para estudar as sagradas escrituras. Como cristãos, devemos manter a prática diária da leitura da Palavra, que nos proporciona comunhão com Deus, transformação permanente da nossa mente, e direção dos nossos passos aqui na Terra. Os métodos apresentados podem auxiliar na compreensão e aplicação da Palavra, para que estas sejam mais coerentes com o que a Palavra realmente deseja transmitir, o que estava no coração de Deus ao inspirar os escritores da Bíblia, e não o que nós, a nossa mente carnal quer entender.

2. FICHAMENTO: (síntese do aluno, resumindo o conteúdo do texto)

No primeiro capítulo é apresentada a importância do estudo da bíblia, pois Deus se agrada daqueles que buscam a sabedoria em Sua Palavra. Através dela, Deus nos guia e molda nosso comportamento e atitudes para que estejam conforme a Sua vontade. Por meio do Espírito Santo, a Bíblia transforma a nossa alma, nos purificando de todo o pecado e santificando nossas atitudes. Precisamos ter um coração humilde para receber exatamente o que Deus quer nos ensinar. Para ter uma meditação eficaz, devemos procurar um lugar tranquilo e livre de interrupções, escolher trechos curtos, ler várias vezes e pensar no que lemos durante todo o dia.

No segundo capítulo entendemos a importância a leitura diária da Palavra, pois ela nos torna sábios para discernir espiritualmente quais os ensinamentos de hoje em dia que são realmente pautados na verdade da Palavra de Deus. Somos permanentemente atingidos com ensinamentos que se dizem “vindos de Deus”, mas somente com o nosso envolvimento real e diário com as Sagradas Escrituras é que teremos a capacidade para rejeitar esses falsos ensinamentos. Existem muitas falsas doutrinas que distorcem parcial ou completamente o que a Bíblia diz, porém não devemos tratar nenhuma pessoa mal porque essa nos apresenta falsas doutrinas, precisamos defender a nossa fé nas escrituras com amor, respeito e temor.

Na sequência vimos as etapas do estudo bíblico que compreendem em observação, interpretação e aplicação. A observação é o alicerce do estudo. É onde nós examinamos cuidadosamente o texto e nos concentramos em tudo que lemos. A ciência da interpretação bíblica, chamada de hermenêutica, é a etapa intermediária do estudo onde se procura descobrir a intenção original do autor, pois a bíblia já está interpretada e esta interpretação é única e somente o Espírito Santo pode nos revelar essa verdade. Posteriormente, na aplicação da Palavra, podemos aplicá-la de acordo com as nossas necessidades, sendo pessoais ou comunitárias, desde que essas aplicações estejam de acordo com os ensinamentos bíblicos. Não podemos aplicar o nosso próprio ponto de vista, mas somente o que o Espírito nos revelar.

O próximo assunto do livro nos traz as figuras de linguagem presentes na Palavra para que possamos entender da melhor forma o que está escrito. Elas são: símile, metáfora, alegoria, parábola, fábula, prosopopeia, apóstrofe, hipérbole, ironia e enigma. No estudo bíblico, a metodologia sintética busca estudar o contexto geral de um livro da Bíblia. Já o método analítico busca investigar perfeitamente cada parágrafo ou capítulo da passagem. O método indutivo tem como objetivo induzir o leitor a interagir profundamente com as Escrituras, analisando versículo por versículo, adquirindo um conhecimento minucioso de cada trecho.

O último capítulo nos traz as etapas do estudo dos versículos, nos alertando sobre nunca tirar o versículo do seu contexto, pois isso pode alterar a intepretação do mesmo, mas que esse método é muito útil quando não se tem muito tempo para um estudo mais detalhado. Originalmente a Bíblia foi escrita em hebraico, aramaico e grego. O significado das palavras nem sempre é exato, por isso o método morfológico analisa minuciosamente a origem, definição e ocorrências das palavras estudadas, a fim de descobrir exatamente o que o autor quis transmitir ao empregar aquela palavra no texto. O método temático é simples e se aprofunda em um tema escolhido. Não está ligado ao texto, mas se utiliza deles para desenvolver determinado tema. O estudo biográfico busca desvendar os pontos fortes e fracos de um personagem bíblico, suas histórias e aprendizados. É muito aconselhável para encontrar aplicações pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com