TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  1.332 Visualizações

Página 1 de 10

ITQ-DF – MÉTODOS DE ESTUDO BÍBLICO

ALUNO ROBERTO FREITAS

1 - Cite três benefícios de estudar a Bíblia e responda: como você aplica estas verdades à sua vida?

Resposta:

  1. - Sabedoria para viver;
  2. - Nos leva a buscar significado além de nós mesmos;
  3. - Nos dá alimento para o crescimento pessoal e espiritual;

A Bíblia é a nossa fonte de alimentação espititual, nos orientando em tudo que podemos fazer. Estudar a Palavra é viver espiritualmente

  1. – Por que o apóstolo Paulo elogia os Bereanos? O que Paulo quis dizer ao chamá-los “nobres”?

Resposta:

O elogiou aos Bereanos os chamando de nobres, porque ao receberem a Palavra de Deus eles examinaram as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.

  1. – Cite cinco pensamentos ou práticas equivocadas de estudar ou ler a Bíblia. Alguma vez você já usou algum deles? Justifique.

Resposta:

  1. - Ler a Bíblia aleatoriamente.
  2. - Ler sem o benefício da oração.
  3. - Ler como uma tarefa a sercumprida.
  4. - Ler de forma seletiva

5 - Ignorar o Antigo Testamento.

Por muito tempo achava que ler a Palavra de forma aleatória me traria conhecimento geral. Mas com o tempo percebemos que a Bíblia tem forma correta para ser estudada e isso melhora nosso conhecimento.

  1. – Baseado nas duas histórias relatadas no tópico 2, como podemos nos engajar no estudo e na leitura da Palavra? Com qual história você mais se identificou e por quê? Resposta:

Entendemos que a palavra de Deus é algo para se famializar, não podemos nos demsotivar quando inciamos a leitura, aos poucos a gente vai aparendendo a ler e a gostar da leitura com a ajuda do Espírito Santo. A segunda história nos mostra que devemos ter em mente que a palavra é importante para nossa vida diária, lea é o nosso manual de instrução para vivermos as deseperanças do dia-a-dia

  1. – Você concorda com a afirmação: “memorizar a Palavra nos dá segurança para testemunharmos nossa fé”? Comente.

Resposta:

Sim. Ela é a nossa arma espiritual. Nos momentos difíceis é a Plavra que vai nos dar paz, tranquilidade e segurança para proseguirmos.

CAPÍTULO 2.

  1. – Por que precisamos de métodos para leitura e estudo da Bíblia? Resposta:

Porque eles nos ajudam a compreender de maneira mais ampla a verdade das Escrituras, e servem como linhas de orientação para que tornem o estudo das Escrituras algo prazeroso e eficaz.

  1. – Baseado no que foi estudado, quais são os benefícios da interpretação correta das Escrituras? E quais são os perigos de usar a Palavra incorretamente?

Resposta:

A interpretação correta nos aproxima de Deus. Ao contrário, uma má interpretação das Escrituras pode dar origem a guerras, legitimar abusos, sancionar o ódio, cultivar a arrogância e trazer até mesmo heresias.

  1. – Você concorda com a afirmação abaixo? Justifique sua resposta.

“Historicamente, a comunidade cristã nunca considerou ser suficiente colocar a Bíblia nas mãos de uma pessoa e dar a ordem de lê-la. Isso seria tão tolo quanto entregar as chaves de um automóvel a um adolescente e dizer: “saia dirigindo”.

Resposta:

Sim. A Bíblia deve ser estudada e não apenas lida. Precisamos interpretar e compreender corretamente as Escrituras. Erramos por nao conhecer as escrituras.

  1. – Explique resumidamente o distanciamento humano quanto aos aspectos temporal, contextual, cultural e autoral.

Resposta:

O distanciamento humano é dado pelo tempo pois o primeiro livro da Bíblia foi escrito com 1500 de diferença do último livro; pelo contexto e cultura de uma época que já não existe mais; pela linguagem escrita, pois a mesma é diferente da usada atualmente ; e o distanciamento autoral, onde os autores já não estão mais vivos para esclarecer dúvidas sobre seus escritos.

  1. – Em sua opinião, qual é a diferença entre leitura e o estudo da Bíblia? Resposta:

O estudo Bíblico consiste entender o contexto, o significado das palavras, para quem foi escrito e porque foi escrito, examinar a cultura do presente texto, entre outros aspectos a serem examinados. Enquanto a leitura somente traz um entendimento geral e às vezes superficial sobre o que está escrito.

CAPÍTULO 3.

  1. – Você concorda que, dentre as três etapas estudadas, a aplicação é a mais difícil de ser realizada? Justifique.

Sim. Não é fácil aplicar a palavra de Deus em nossas vidas, mas é essencial que façamos isso dia-a-dia

  1. – “A mensagem bíblica é suficientemente simples para qualquer indivíduo compreender. As escrituras em si não são obscuras. Os ensinamentos bíblicos não estão fora do alcance de uma pessoa comum. E a Bíblia também não foi escrita para ser um quebra-cabeças, um livro de segredos e em enigmas escrito de forma confusa e incompreensível”.

A- Baseado nesta citação, você acha que muitos cristãos veem a Bíblia como um livro confuso? Justifique.

Sim. Porque não pedem o auxíliao do Espirito Santos para sua interpretação. A Bíblia é gostso de ser lida mas para que isso aconteça precisamos de metodologia. A Bíblia apenas lida e não compreendida se torna um livre difícil de ler e por muitas vezes chato e confuso.

B- De alguma maneira, você se identifica com algum princípio mencionado no texto acima? Justifique.

Resposta:

Acredito que é uma leitura de fácil compreensão para todos. A diferença está na investigação. Quanto mais examinarmos a palavra de Deus, mais conhecimentos teremos. Ao recebermos ajuda do Espírito Santo a leitura fica cada vez mais iluminada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com