TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SETE PECADOS CAPITAIS

Por:   •  14/10/2020  •  Resenha  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

OS SETE PECADOS CAPITAIS

Aqueles pecados mais fáceis de cometermos, que nos afastam de Deus ou nos levam a cometer pecados mais graves.

        O homem não fica mal e perverso da noite para o dia, ele todos os dias caminha para mais perto dela, quando pela escolha livre, começa a ter atitudes malvadas.

        Cada pecado que é cometido vai gerando um vício naquela pessoa que cometeu (como o vício em Coca-Cola), na medida que o repete.

        Com tudo isso, o pecado vai nublando o pensamento do pecador, então ele passa a não saber mais o que é certo e o que é errado. O que é o bem do que é o mal.

        Desse jeito, o pecado tende a ficar se reproduzindo e se reforçando, mas mesmo no meio de toda essa escuridão e domínio do mal, ele não consegue corremper 100% a pessoa.

        Portanto, os pecados capitais são aqueles que dão origem a muitos outros pecados, pois dos pecados capitais vão gerando vícios cada vez maiores.

Segundo o São Tomas de Aquino, os pecados capitais surgem por causa do egoísmo, de me colocar sobre tudo e todos, achando que tudo posso, que eu sou a lei e dono da verdade.

        No total, existem sete pecados capitais: a soberba, a avareza, a luxúria, a ira, a gula, a inveja e a preguiça. Então, a gente vai ouvir e entender brevemente sobre cada pecado capital desses e depois refletir, qual desses eu cometo, qual desse me torna viciado, me afastando de Deus?

  1. Soberba

Na bíblia, diversas vezes encontra-se a seguinte mensamgem: o orgulho é o início de todo pecado. Isso acontece pq ele acaba com a humildade e a obediência como criatura de Deus.

O pecado de Adão e Eva foi o pecado da soberba, pois se acharam dignos de conhecer toda a verdade do mundo, querendo ser seu próprio mestre e não ter que obedecer a ninguém. Já parou pra pensar se todo mundo fizesse suas próprias leis, se achasse mais digno do que o outro, que o mundo deveria estar a seus pés??!

Segundo São Tomas de Aquino, a soberba é mais que um pecado capital, ele é a fonte de todos os pecados capitais.

Santo Agostinho diz mais, que a soberba fica clara numa pessoa pq ela não quer a igualdade com nossos irmãos e companheiros, mas a gente quer impor a nossa vontade e nosso desejo sobre eles ao invés de vivermos todos como filhos e filhas de Deus.

A soberba nos deixa de olhos vendados, nos impede de ver a verdade e o amor real de Deus.

  1. Avareza

A avareza nada mais é do que o desejo sem limites pelos bens materiais.

É errado querer uma vida boa, uma vida digna, querer ter um carro daora, viajar com a família...? Não. Errado é colocar isso sobre todas as coisas.

Dar o exemplo de Marcella.

A soberba nos faz avarento, então o dinheiro se torna fonte do mal.

O dinheiro acaba deixando as pessoas escravas dele, a pessoa acaba ficando refém dele e sem ele, a sua vida não faz sentido.

Mas quais são os efeitos da avareza?

  1. O coração fica duro, sem empatia, com as pessoas mais necessitadas.
  2. Atenção muito grande e muito apego aos bens materiais, que impedem que a nossa alma fique em paz
  3. Violência, fraude, a traição... tudo para conseguir rapidamente aquilo que se deseja.

A avareza pode assumir duas formas:

  1. Tacanhez: o que nos leva a fugir das despesas
  2. Cobiça: que procura acumular mais e mais riqueza

  1. Luxúria

Pecam contra a pureza aqueles que, consigo mesmo ou com outrem, cometem ações impuras; consentem pensamentos desonestos ou desejos impuros; mantém conversas obscenas, voluntariamente se expõem ou expõem outros ao perigo de cometer esses pecados, etc.

Como remédio para o vício da luxúria, não se pode deixar de mencionar a prática da mortificação, que proporciona o autodomínio indispensável para que, no momento da tentação, se possa dizer NÃO aos impulsos desregrados.

  1. Ira

A ira é um movimento das nossas paixões, que deve ser dirigido pela razão e regido pela vontade, para não conduzir ao mal. O ser humano repele instintivamente tudo que lhe é contrário. É legítimo reagir diante de obstáculos ao bem.

A ira torna-se pecaminosa se ela implica desordem no exercício do poder natural de reação diante do mal: Ex.: desejar vingança, cometer injustiças, brigas, golpes físicos, insultos, imprecações (rogar pragas).

Como remédio para a ira, recomenda-se o exercício da prudência, de modo que ninguém proceda de acordo com o ímpeto imediato das paixões.

  1. Gula

Quando a gente anda a avenida expedito garcia para cima e para baixo, depois de umas três horas, a primeira coisa que vamos sentir é sede. Depois de mais algum tempo, o estômago entra em rebuliço, começa a roncar, as lumbrigas começam a guerrear com a solitária e o caos se instaura no estômago... Só com água e comida nossa necessidade é aliviada. E isso deixa a gente feliz, beber aquela agua geladinha na sede deixa qualquer um com um sorriso de orelha a orelha.

Então pq é pecado comer?

Pecado não é comer, pecado é quando alguém faz dessa felicidade gerada pela comida e pela bebida mais do que as outras coisas. Aqui vale a seguinte ressalva: a gente vive num mundo hoje em dia que coisas ruins acontecem, pessoas com crise de ansiedade na maioria das vezes comem em excesso, por exemplo. Ansiedade é doença e doenças são tratadas, por isso, o pecado da gula não é sobre as doenças é sobre as pessoas que, sem nenhum problema de saúde, acham que a vida é perfeita quando seca uma garrafa de corote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com