TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficio Das Baianas Do Acarajé

Monografias: Oficio Das Baianas Do Acarajé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 9

1 . Introdução

A culinária típica da Bahia é a mais famosa do país. Nenhuma outra foi tão versada, musicada e cantada por baianos (e não baianos) ilustre, que, assim, ajudaram a divulgá-la para além das fronteiras brasileiras.

Os pratos e receitas mais famosos são originados da cidade de Salvador e de sua área de influência, como o litoral e parte do Recôncavo. Essa culinária, que tem o azeite de dendê como ingrediente fundamental.

Assim como a maioria das cozinhas regionais, a baiana sofreu influencia dos colonizadores portugueses e dos primeiros brasileiros, os índios. Foi em território baiano, aliás, que houve a primeira troca de experiências culinárias. Os nativos, convidados pelos portugueses, subiram a bordo das naus e provaram o arroz com presunto e vinho trazidos da Europa. Os colonizadores tiveram a oportunidade de experimentar os camarões e peixes que os indígenas pescavam nos rios e no mar. Desse primeiro contato começou a nascer, a culinária brasileira.

Os portugueses trouxeram o bacalhau, o tomate, o pimentão, o azeite de oliva e temperos como alho, cebola, salsinha, outras especiarias, além de alimentos vindos da Ásia, como o arroz. No entanto, a grande contribuição lusitana para a culinária baiana foi ter trazido da costa da África produtos como o dendê, o coco, as pimentas malaguetas e principalmente as cozinheiras, que chegavam como escravas. Esse é um dos motivos porque entre todas as cozinhas típicas do país, a baiana é a que tem mais raízes na áfrica.

Nessa época, as escravas mais bonitas eram escolhidas para trabalhar na cozinhas das casas grandes onde adaptaram os pratos dedicados aos orixás aos ingredientes locais. Dentre diversos alimentos trazidos e preparados, o acarajé foi um dos principais. O acarajé veio através das mulheres africanas vindas nos navios e elas cozinhavam nas casas grandes para seus senhores.

2 . Justificativa

O Grupo está fazendo uma pesquisa sobre o acarajé no estado da Bahia. Abordando desde a chegada dos portugueses, com a influência dos africanos na culinária que foi onde aconteceu a grande revolução da culinária baiana.

Queremos por meio deste, salientar a importância da culinária baiana no Brasil principalmente através do acarajé que é um patrimônio histórico imaterial do nosso país.

3. Objetivos

Nesse trabalho temos como objetivo, além de focar na importância do acarajé para o estado da Bahia e para o Brasil, explorar mais a história desse alimento. Temos também como objetivo mostrar a influência de sua cultura e religião no Brasil. Além de compreender a relação entre o acarajé e as baianas que aprendem a fazê-los desde crianças.

4.Metodologia.

O grupo baseou-se no uso da leitura bibliográfica para conhecer mais minuciosamente a história, cultura local, tradições, religiões e paradigmas relacionados ao estado da Bahia.

Também utilizamos uma entrevista qualitativa com uma vendedora de acarajé em Salvador. Através dessa entrevista conseguimos captar e conhecer como o acarajé é feito e a visão da baiana em relação aos turistas.

5. Referencial Teórico

Buscamos pesquisar autores mais ligados profundamente ao tema, sendo ele, tanto a Bahia, quanto o acarajé em si.

O livro “Cozinha Regional Brasileira – Edição Bahia” do autor Nizan Guanaes , que explica muito bem a história da Bahia , principalmente em relação à culinária na região naquela época e hoje em dia.

O autor Luís da Camara Cascudo em seu livro A História da Alimentação no Brasil também é abordado pelo grupo.

Temos também como referência uma passagem de Odorico Tavares que fala sobre as baianas vendendo acarajé em volta do elevador Lacerda com suas vestimentas para os boêmios da época.

Além do uso de sites da internet para embasar e complementar nossas referências.

6. Bahia

A Bahia ocupa 6,64% do território nacional. Da área de 564.692,67 km², cerca de 68,7% encontram-se na região do semi árido, enquanto o litoral mede 1.183 km, o maior litoral dentre todos os estados brasileiros. Seu vasto território abriga muitos tipos de ecossistemas. O clima tropical predomina em todo o estado, apresentando distinções apenas quanto aos índices de precipitação em cada uma das diferentes regiões. Na faixa litorânea, encontramos clima ameno e floresta tropical úmida, com áreas remanescentes de Mata Atlântica. No semi árido, na região do sertão, a temperatura é quente e a vegetação predominante é a caatinga, enquanto no oeste o clima é seco e a vegetação é típica do cerrado.

Esses dados fornecidos no site do governo do estado da Bahia em seu web site.

A Bahia foi o primeiro lugar onde desceram os portugueses, mais especificamente em Porto Seguro, onde foi realizada a primeira missa.

A economia anos depois foi movida pelo pau-brasil e produção de açúcar e anos mais tarde com o ouro e diamante o que trouxe um crescimento financeiro muito grande para a cidade, o que gerou aumento da população na época e a construção de igrejas como a de São Francisco a Catedral Basílica, entre outras.

Com o passar do tempo e chegada dos negros africanos em meados do século XVI, fomentou a diversidade religiosa no país. Um país onde quem governava eram os portugueses que eram monoteístas (católicos) começou a sofrer influência da religião africana que era politeísta, no caso, os orixás.

E no mesmo fio de pensamento podemos falar sobre a cultura baiana, onde há a miscigenação da cultura européia com a africana.

7. O Acarajé

O acarajé, o principal atrativo no tabuleiro, é um bolinho característico do candomblé. Acarajé é uma palavra composta da língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com