TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem do Cânon

Por:   •  14/4/2016  •  Dissertação  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Cânon vem do hebraico e significa régua, ele mostra quais os livros a serem incluídos nas escrituras, e divide eles em livros canônicos e não canônicos.

Apócrifos significa oculto, escondido, são os livros que não foram inspirados por Deus, fazem parte das versões septuaginta e vulgata.

Podemos afirmar devido a evidencias externas e internas da bíblia.

Septuaginta é uma tradução da bíblia que foi feita do hebraico para o grego, é a mais antiga tradução, feita em Alexandria, ficou conhecida como versão dos 70, e contem livros adicionais não encontrados na bíblia hebraica.

Vulgata foi a tradução da bíblia para o latim, com o objetivo de ser mais fácil de se compreender do que as anteriores.

Gênesis significa origem – Seu objetivo, é narrar a origem do homem, sua queda, consequências do seu erro, e a introdução do reino de Deus, tendo sua cristologia revelada através de profecias ou de tipos velados.

Êxodo significa saída – seu principal objetivo é contar como Deus libertou israel conduzindo-os a um lugar de destaque como povo exclusivo seu, sua cristologia está nos tipos de cristo, como Moises, libertador.

Levítico significa adoração – tem como objetivo convocar o povo de Deus a santidade pessoal, sua cristologia está no sumo sacerdote, Arão tipifica Cristo como sacerdote.

Números significa falou o Senhor – objetivo de números era preservar um registro da paciência de Deus para com o povo, e o quanto a misericórdia Dele não impediu que os castigasse por causa dos pecados deles, tipificando Cristo através do dinheiro da redenção, cinza da novilha vermelha, a serpente de bronze e a florescida vara de Arão.

Deuteronômio significa segunda Lei – Tinha como objetivo era preparar a nova geração de Israel para viver em Canaã mediante a reafirmação da Lei Sinaíta, sendo Cristo a rocha e refugio de seu povo.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com