TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS DE CONFIRMAÇÃO

Tese: PERGUNTAS DE CONFIRMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

CURSO DE INICIAÇÃO TEOLÓGICA

QUESTÕES PARA APROFUNADAMENTO

1ª Unidade: O acesso a Jesus de Nazaré

Tutor: Frei Santiago

Aluna: Maria das Graças Mendonça Sales

Manaus/Am

2014

1- Algum dos pontos estudados neste tema introdutório constituiu novidade para

você?

R: Diria não novidade mais sim, aprofundamento do conhecimento já adquirido.

Principalmente na interpretação no qual muitas vezes nos leva a entender oposto do verdadeiro significado da Sagrada Escritura. E também salientando conforme o autor diz que a reflexão teológica não é privativa dos padres, pois todos nós apresentamos a capacidade de compreender a palavra de Deus.

A questão fundamental acredito que seja, é entender que o Jesus não é uma questão de domínio, mas de liberdade de ação. Um senhor que não nos domina, mas nos ama intimamente.

2- A relação entre Jesus na etapa de serviço com Jesus Cristo glorificado está bem feita, na vivência e na prática pastoral da sua comunidade? Converse com outras pessoas sobre este assunto. Se você chegar a conclusão de que a articulação é deficiente, quais as conseqüências negativas que você percebe para a vida da comunidade

R: Não. As conseqüências são diversas para a comunidade em geral. E também muitas vezes essas praticas são deficiências realizadas inconscientemente, por falta de conhecimento ou porque preferem um Cristo de serviço e/ou Cristo glorificado que mais lhe convém no momento de suas necessidades.

Vale ressaltar que os membros da Igreja têm muitas oportunidades de servir, seja através de realizar pequenos e/ou grandes atos de bondade para os irmãos, como também participar de serviços comunitários, ir em defesa dos mais fracos, oprimidos excluídos, marginalizados sem qualquer receio da opinião contraria. No entanto não adianta realizar todas essas benfeitorias para satisfazer o seu próprio ego, mas é preciso sempre estar sempre a serviço de sua comunidade. Também é preciso lembrar que muitos só fazem a pratica da oração e participam das missas mais sem qualquer comprometimento com o serviço que Jesus Cristo deixou como exemplo. Ou seja, é preciso estarmos sempre em sintonia tanto com Jesus Cristo de Serviço como Jesus Cristo Glorificado, para assim sermos semelhantes a Ele. E com certeza não só na Igreja Católica Apostólica Romana que se tem essas atitudes mais sim em qualquer outra religião ou que se diz ser a mesma. E nós que estamos mais próximos destes conhecimentos devemos repassar com responsabilidade e eficiência para o nosso irmão que o Jesus de Serviço e o Jesus Glorificado não são separados mais sim a mesma pessoa, pois só assim poderemos estar com Ele na vida eterna. Sendo assim se não mudamos as nossas atitudes (separando Jesus de serviço e Jesus glorificado) seremos fies alienados, com proporções imensas em compartilhar essa alienação que estar cada vez mais crescente no mundo.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO

CURSO DE INICIAÇÃO TEOLÓGICA

QUESTÕES PARA APROFUNADAMENTO

2ª Unidade: Como viveu Jesus de Nazaré o caminho do Serviço

Tutor: Frei Santiago

Aluna: Maria das Graças Mendonça Sales

Manaus/Am

2014

1- Depois de estudar os itens 2.4 e 2.5., responda por escrito: Como se apresentam hoje, na nossa Igreja, as três variantes da tentação?

R: As três tentações de Jesus no deserto foram um esforço de seduzir e transferir a sua fidelidade de Deus a satanás, e tudo isso se deu após o seu batismo com objetivo de afastar Jesus Cristo do caminho do serviço. Compreendo também que Ele se permitiu a ser tentado para compreender as nossas próprias fraquezas diante das mesmas. E nos dias de hoje as variantes da tentação são muitas na nossa Igreja, como os desejos físicos, a soberba da vida, a devassidão dos olhos, de queremos que resolva os problemas num pisca de olhos, o poder, o dinheiro. Ou seja, caímos em muitas tentações porque a nossa carne é fraca, mas temos um Deus que não nos deixara ser tentados, no entanto temos que fazer a nossa parte do serviço-amor.

2- Finalizando o estudo do item 2.6 sobre a pregação do Reino de Deus, queira responder, por escrito às seguintes questões:O que é mesmo que Jesus critica na atitude farisaica?

R: O farisaica era líderes para trazer o povo de volta a uma submissão estrita à palavra de Deus eram considerados como os servos mais espirituais e devotos de Deus. Jesus criticava os fariseus as leis que estabeleciam a população, os fariseus tinha aperfeiçoado diversas técnicas de chamar atenção como usar roupas especiais, orar e jejuar de modo muito visível queria ser notados e admirados, amavam o dinheiro. Os fariseus eram falsos, pretendiam ser algo que não eram eles purificavam o exterior, mas negligenciavam a injustiça interior. No entanto que eles não compreendiam era que o amor de Deus não é intimidação mais sim de amor gratuito.

3- Por que será que Jesus afirma que o Reino de Deus é para os pobres, crianças, pequenos e pobres?

R: Por que tanto os pobres, as crianças e pequenos servem de exemplo não pela sua inocência ou pela perfeição moral, mas sim pelo símbolo do ser fraco, sem pretensões sociais, marginalizados no qual estão pronto para receber o Reino de Deus. E que hoje são representados pelos abandonados, desprezados, drogados, desempregados, prostitutas e etc.

4- Para Jesus, qual é a atitude fundamental a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com