TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Grandes Religiões do Mundo

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 6

Geovane Rodrigues Melo

AS GRANDES RELIGIÕES MUNDIAIS

BUDISMO E HINDUÍSMO

Palmas

2016

Geovane Rodrigues Melo

AS GRANDES RELIGIÕES MUNDIAIS

BUDISMO E HINDUÍSMO

Trabalho escrito para disciplina de Cultura Religiosa, para obtenção de nota. Curso Engenharia De Minas do Centro Universitário Luterano De Palmas.

Professor: Ari Armando Schulz

Palmas

2016

INTRODUÇÃO

Esse trabalho de pesquisa visa mostrar os conceitos básicos das religiões Budista e Hindu, de forma clara e de fácil compreensão, será abordado a origem de ambas, como provavelmente surgiu tais movimentos religiosos, quais são os principais ensinamentos, como são suas visões do homem, mundo e fé e quais são suas principais regras de ética perante a sociedade.

HISTÓRIA

Budismo: O Budismo começou a ser moldado nos anos 563 a 486 a.C pelo filósofo, psicólogo é líder espiritual Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. Podemos dizer que o Budismo surgiu com a insatisfação de Gautama pelo sofrimento humano, foi esse o motivo que o levou a se aventurar pela Índia em busca da verdade.

Hinduísmo: O Hinduísmo se trata da terceira maior religião do mundo e começou a ser originada a aproximadamente 3000 anos a.C. Por se tratar de uma religião bastante conservadora, podemos dizer que o Hinduísmo tem sua origem através das tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos da Índia e restante da Ásia, passando por várias modificações até ficar como a conhecemos hoje.

DEUS

Budismo: Por se tratar de um sistema religioso e filosófico não-teísta, o budismo não possui um Deus, em alguns casos, os seguidores do budismo são simultaneamente fies a outras religiões que possuem um Deus, como o cristianismo.

Hinduísmo: O Hinduísmo possui três importantes deuses que fazem parte da trindade do Hinduísmo, mais conhecida como Trimurt. Brahma é o primeiro Deus da trindade, ele simboliza a criação, o segundo Deus da trindade é conhecido como Shiva que representa a destruição e transformação, o terceiro e último Deus da trindade é conhecido como Vixnu que para o Hinduísmo, representa a conservação do universo.

Além dos deuses da trindade, o Hinduísmo ainda possui 11 importantes deuses que são:

Ganesha o Deus das soluções;

Ganga o Deus do rio Ganges;

Indra o Deus do Céu e do trovão;

Kama o Deus do amor;

Surya o Deus do Sol; 

Hanuman é o deus macaco. Possuí várias habilidades e poderes especiais;

Yama o Deus da Morte;

Bhaga o Deus do casamento e da saúde;

Sarasvati a Deusa do aprendizado e sabedoria;

Laxmi o Deus da fartura, da beleza e generosidade;

Sarasvati a Deusa hindu das artes, sabedoria e música.

HOMEM

Budismo: O Budismo não explica como surgiu o homem, ela retrata a existência do mesmo como um sofrimento, e quanto ao fim do homem, buda afirma que vai depender do seu karma.

O karma se refere as nossas ações que podem ser ruins, boas ou neutras.

Hinduísmo: De acordo com algumas histórias do Hinduísmo, o Deus Brahma criou uma mulher de seu próprio corpo, de certa forma sua filha por quem se apaixonou e se uniu dando origem a Manu, o primeiro homem. A fim do homem assim como no Budismo, vai depender do seu kama, o homem de boas ações em sua vida passada irá reencarnar em um ser superior, e o de más ações ira reencarnar em um ser inferior.

ORIGEM DO MUNDO

Budismo: No Budismo, o começo e o fim do mundo está no samsara. O samsara refere-se a nascimento, velhice, decrepitude e morte, no qual todos os seres no universo participam e do qual só se pode escapar através da iluminação.

Hinduísmo:

 Conforme a crença hindu, no início tudo era escuridão e silêncio. O Universo parecia mergulhado num grande sono até que o Brahma mudou este estado de coisa. Primeiro, fez surgir as Águas Cósmicas e nelas depositou uma semente. Com o passar do tempo a semente se transformou num resplandecente “Ovo Dourado”. Brahman, que não tinha forma passou, então, um “Ano Cósmico” dentro do “Ovo Dourado” e dele emergiu na forma de uma divindade. Esse novo deus ganhou o nome de Brahma e foi incumbido de uma missão especial: criar o Mundo e suas criaturas. Mal nasceu, já começou a cumprir sua tarefa. Com a casca do “Ovo” originou a esfera celeste, enquanto que a inferior formou a esfera terrestre. O primeiro ato do Deus Criador foi dar forma ao Céu e, assim, manter as metades separadas. Na sequência, criou os seres humanos, os animais, os vegetais e tudo mais que há no Universo.

(VILLELA, 2009, p. 14)

SALVAÇÃO

Budismo: Gautama em sua jornada pelo conhecimento, chegou à conclusão de que o sofrimento dos homens era causado pelos desejos de corrupção, ódio e a ilusão. Se o homem conseguir destruir todos esses males, o mesmo atingira o nirvana, um estado de paz e longe de todo sofrimento.

Hinduísmo: Como no Hinduísmo a crença em reencarnação é muito forte, a salvação do homem vem de todo o comportamento durante sua vida passada, se ele foi um homem que foi verdadeiro devoto e de bom karma, ira reencarnar em uma boa casta. Existe várias castas no Hinduísmo, e cada uma define o status do homem na sociedade.

ESCRITURAS

Budismo: No Budismo existe o Tripitaka, ele foi um livro escrito originalmente em páli, um antigo idioma indiano. Ele é dividido em três partes sendo a Vinaya que fala das regras de conduta, o Sutta que apresenta todos os discursos conhecidos de Buda e por último o Abhidhamma que aprofunda ainda mais os conhecimentos do Budismo.

Hinduísmo: Bhagavad Gita é o nome do livro sagrado do Hinduísmo, ele faz parte do Maabarata, uma antiga escritura indiana que contem cerca de 74 000 versos em sânscrito, outro antigo idioma da Índia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com