TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Liderança no Mundo Pós Covid

Por:   •  22/11/2020  •  Artigo  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 5

 Gestão pós-pandemia

Resumo

As economias foram corroídas e enfraquecidas com o início da longa quarentena que se estabeleceu no mundo devido ao vírus pandêmico Covid-19. Com isso, a necessidade de lideranças que conseguissem sustentar grandes problemas financeiros foi posta em debate e, posteriormente, poderá trazer novas perspectivas de melhor desenvolvimento e gestão, desde pequenas empresas a grandes corporações, bem como instituições e organizações públicas.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

        De forma inicial devemos entender que a mudança deveria ser tratada como algo natural e principalmente inevitável, mas lamentavelmente a humanidade persiste em ficar no conforto da estabilidade, assim dando espaço para as incertezas subsequentes que problemas podem trazer. E nesse atual momento do mundo, em que vivemos em uma quarentena por causa da pandemia criada pelo Covid-19, estamos diante de uma das maiores mudanças que o convívio social, político e principalmente o empresarial já passou.  

        Adaptação é algo que é mostrado ao longo da história, e como exemplo para sociedade o escritor e futurista Alvin Toffler colocou em seu livro “CHOQUE DO FUTURO”, a seguinte frase:

“A aceleração da mudança não se limita a afectar indústrias ou nações; é uma força concreta que se infiltra profundamente na vida pessoal, nos obriga a representar novos papéis e nos coloca frente a frente com o perigo de uma nova e muitíssimo perturbadora doença psicológica.” (Toffler, 1970, p. 16).

 

        Mudanças na forma de liderar ocorreram e sempre ocorrerá no mundo para se adaptar ao novo modo de vida, que pode perdurar por mais alguns meses, essas novas experiencias na área da liderança irá modificar principalmente a gestão de grandes corporações e instituições públicas.

        Ser líder não é uma tarefa fácil, mesmo em condições normais. Entretanto, momento em que estamos vivendo, a forma de liderar nas empresas está sendo debatida e remoldada para o novo mundo pós pandemia.

Do estável ao instável

        De forma geral, atuais líderes, se tornaram líderes por consequência de alguns fatores, como por exemplo subir de cargos por currículo técnico, tempo em que se está na empresa, ou até mesmo por ter ligações familiares com o proprietário. Mas isso trouxe duvidas sobre a qualidade da liderança de determinadas pessoas, e o fato é que, empresas em grande maioria, não tem preparados lideres, e não sabem como fazer isso. Um dos principais critério para uma pessoa assumir um cargo de liderança é a questão de possuir habilidade técnica, mesmo esta habilidade não está atrelada a competência de liderança.

        Pesquisa realizada pela Great Place To Work e compartilhada pelo site Distrito, comenta sobre a importância do preparo para crises, para mudanças repentinas e principalmente notabilidade que a liderança deve possuir em meio a essa grande crise.

“De um lado, os gestores são cobrados pela alta liderança, especialmente para gerar resultados. Do outro, seu time cobra desenvolvimento de carreira, feedbacks constantes e “cuidado”. E no meio do caminho, está o gestor tentando equilibrar os pratos.” (A importância da liderança em tempos de covid-19, Destrito.me, redação, 17 de junho de 2020).

Lideres procuram a melhoria de qualidade de trabalho, por efeito, garantindo um melhor retorno para acionista, na qual o valor das ações é o principal indicador de crescimento em empresas que possui capital aberto.

Uma nova forma para liderar

        Um novo ambiente de trabalho foi criado e está sendo moldado para melhorar o desempenho de funcionário, esse cenário é o Home Office, que é trabalhar em casa, no seu escrito, sua sala, ou até mesmo em sua mesa de jantar, não importa onde, mas o trabalho é feito em casa, para garantir a segurança a sua saúde e de seu ambiente social como família, amigos e vizinhos. Com esse novo local de trabalho, é necessário adapta-se e melhorar bastante a comunicação, uma das coisas mais importantes em uma gestão que está sendo realizada a distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com