TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Vidas!

Relatório de pesquisa: Peça Vidas!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 6

KGESTÃO DO PODER JUDICIARIO

A gestão evidencia importância para o magistrado, para as Varas (cartórios), e para o Poder Judiciário como um todo. Primeiro porque melhora a qualidade de trabalho e a qualidade de vida dos Juízes. Segundo porque melhora o desempenho profissional, a partir do momento em que se tem melhor produção e controle do processo de trabalho. Por consequência melhoram os resultados próprios e os da equipe. Consegue-se melhor organização do processo de produção do gabinete judicial e da respectiva Vara (cartório/secretaria). Os funcionários passam a trabalhar mais motivados e a melhoria da motivação e da qualidade aumenta o sentimento de satisfação dos clientes (partes e advogados). Passa ainda a ter o magistrado efetivo controle do processo de produção e dos resultados. Com tais sentimentos mudam-se os paradigmas dentro do Poder Judiciário, criando líderes efetivamente preparados para trabalhar com gestão. Líderes que não veem obstáculos, mas etapas a serem vencidas.

Para que a gestão funcione cabe ao Poder Judiciário buscar a formação do magistrado gestor. Quem gere o Poder Judiciário é o magistrado, prerrogativa constitucional indelegável. Daí que a saída para resolução do problema de gestão está dentro do próprio Poder Judiciário, através da formação adequada dos Juízes.

Ressalte-se a importância da formação inicial e continuada do magistrado, em especial no período do vitaliciamento. Não foram os Juízes preparados, nem na faculdade, tampouco no estudo para o concurso público de ingresso na carreira, em técnicas de gestão, notadamente a gestão específica de uma unidade judiciária. E quando assumem o cargo se veem diante da necessidade de administrar os meios necessários para prestar a jurisdição, ou seja, administrar recursos materiais e humanos, administrar o tempo, estabelecer os procedimentos mais adequados para o bom funcionamento de sua unidade jurisdicional diante da realidade da comarca. É necessário, portanto, que essa formação específica ocorra durante a carreira, através das Escolas de Magistratura.

ASPECTOS GERAIS DA ARBITRAGEM

a arbitragem ainda não é muito conhecida no nosso Estado do Pará, mais precisamente no município de Belém, contudo, importa-se ressaltar que a Arbitragem pode ser definida como um meio privado e alternativo de solução de conflitos no que tange aos direitos patrimoniais disponíveis, vindo de uma forma ou de outra a desafogar o judiciário.

Importante se faz dizer, que a solução mencionada pelo árbitro chama-se sentença arbitral, a qual será melhor explicada no final do material, contudo, importando logo dizer que possui a mesma força de uma sentença judicial transitada em julgado, até porque, se acordo com autor Luiz Antonio Scavone Junior, o Diploma Processual Civil coloca a decisão arbitral no rol dos títulos executivos judiciais, conforme dispõe p art. 475-N do supramencionado Código.

SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS PRIVADAS

Em Solução de controvérsias privadas, é analisado a imunidade de jurisdição, conceito fortemente vinculado à soberania externa, a qual caracteriza-se pela inserção de um Estado na ordem internacional, ficando tal Estado em situação de igualdade com os demais, sem que haja qualquer vínculo de sujeição em suas relações. Trataremos da arbitragem, um processo privado, normalmente rápido e eficaz de resolução de conflitos, ao qual as partes se submetem para chegar a um resultado único e estabelecido.

RELEVANCIA DAS QUESTÕES AMBIENTAIS

A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente natural em nossas vidas. O meio ambiente natural é o fundamento invisível das diferenças sócio econômicas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O dia em que cada brasileiro entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a própria pele, e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais. Esta falta de entendimento compromete a adequada utilização de nossa maior vantagem competitiva frente ao mundo: recursos hídricos, matriz energética limpa e renovável, biodiversidade, a maior floresta do mundo, e tantas outras vantagens ambientais que nós brasileiros temos e que atrai o olhar do mundo

RECURSOS HUMANOS

A Administração de Recursos Humanos é uma base para a criação das políticas sociais da empresa. Está voltada ao fator principal que garante o funcionamento de qualquer organização: as pessoas.Toda instituição deve preocupar-se com a motivação de seus funcionários, uma vez que eles colaboram para a manutenção e funcionamento diário da empresa.Os empresários não devem deixar de dar atenção aos seus colaboradores, principalmente pelo possível reflexo direto nos lucros da empresa. Treinamentos, avaliações, bonificações, políticas de cargos e salários são recursos que podem ser utilizados para o melhoramento motivacional.

SOCIOLOGIA

Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com