TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira: A Nova República e o Plano Cruzado

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 8

Texto: A Nova República e o Plano Cruzado


Resumo do texto

O presente artigo apresenta o quadro econômico e político durante o período do final do regime militar a o início do primeiro governo civil .Fazendo uma breve análise do período militar e de seu milagre econômico, que beneficiou a poucos ,e a chegada de uma grande crise seguida das tentativas de implantação de dois PND (IIPND e IIIPND) que fracassaram.
O movimento das “diretas já” também é abordado, porém esta eleição direta não ocorreu e o novo presidente foi eleito de forma não direta , sendo este Tancredo Neves que não chegou a assumir devido a uma doença e veio a falecer, dando lugar ao seu sucessor o então vice presidente José Sarney. Neste ano (1985) a inflação era alta e o Governo concentrava seus esforços para tentar controlá-la apostando e uma política econômica mais ortodoxa, que conseguiu obter um bom resultado por apenas um mês, e depois a inflação retornou a subir chegando a taxas mais elevadas que as anteriores, levando a troca do Ministro. No entanto o novo ministro não conseguiu manter a taxa de inflação nos 10% como pretendia, o que o fez trocar sua estratégia.

 Foi lançado em 1986 o Plano Cruzado sobre uma estratégia heterodoxa, que continha em sua proposta: reforma monetária; tabelamento de preços; correção de salários; política salarial; seguro-desemprego; extinção da correção monetária; política cambial e tabela de conversão. Além de tentar acabar com a ligação da nova moeda com as taxas de inflação alta, que ainda rondavam as mentes dos cidadãos brasileiros. As taxas de inflação conseguiram ser reduzidas.


Objetivo do texto

O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o cenário econômico e a política monetária durante o período do final do regime militar e o início do primeiro governo civil que teve como Presidente José Sarney. 


Principais idéias desenvolvidas pelo autor

As principais idéias giram em torno das altas taxas de inflação e como estas deterioram as condições de vida dos brasileiros e geram grande insatisfação, levando inclusive a manifestações em favor das eleições diretas, o que não acontece. 

Outro em foque do artigo são as medidas tomadas pelo novo governo para controlar a inflação, o primeiro pacote ortodoxo que não surte o efeito desejado, e o segundo que também não consegue controlar as taxas de inflação até a chegada do Plano Cruzado que a princípio consegue baixar as taxas.


Conclusão da obra

Após um longo período de inflação alta e grande sofrimento para a população o Presidente Sarney em conjunto com sua equipe conseguiram implementar uma nova moeda e um plano heterodoxo para conter estas altas, com mecanismos de controle que permitiam a população a manter seu poder de compra. 

Os bons resultados e a chamado do presidente a população solicitando que essa o ajudasse a fiscalizar os preços fez com que ele tivesse uma boa imagem além de uma maior proximidade com os cidadãos.


Referências: 

Economia brasileira cont-nova rep e plano cruzado

Texto: O primeiro governo Lula (2003-2006): Vitória do medo ou da esperança?


Resumo do texto

O artigo se inicia com um breve resumo das eleições anteriores (1989, 1994 e 1998) e alguns fatos relacionados a elas, como por exemplo o posicionamento da Rede Globo e sua influência clara nas eleições do ano de 1989 quando apoio o candidato Collor manipulando o debate que ela mesma transmitia.

Indo para o ano de 2002 destaca-se os fatores que auxiliaram na eleição do então candidato Luís Inácio Lula da Silva. Podendo destacar alguns:

- Desentendimentos políticos na base política que tinha apoiado o presidente FHC em suas duas eleições, com o afastamento do PFL do PSDB, causado por uma apreensão de uma quantia em dinheiro que era suspeita em uma empresa em que Roseana Sarney era sócia. E que foi vista como manobra política para acabar com sua candidatura a presidência, o que acabou acontecendo.

- Mudança do discurso do candidato Lula, que se comprometeu que caso eleito iria manter o acordo feito com o FMI e também manter o superávit primário.

Os resultados dessas medidas foram positivos e o governo fechou o ano de 2003 com uma taxa de inflação bem menor que a do que 2002. Algumas medidas políticas e econômicas:

- Renovação do acordo com o FMI até 2004, com a obrigatoriedade de comprovar o cumprimento das metas de superávits fiscais e das demais exigências.

- Envio ao Congresso Nacional de uma proposta de reforma tributária que possuía quatro objetivos:
Essas medidas foram bem recebidas e o governo conseguiu bons resultados macroeconômicos em 2003, porém ocorreu um aumento do nível de desemprego de 2002 -2003. O primeiro mandato de Lula foi bem sucedido no que tange a política econômica conseguindo aumento das taxas de exportação e importações, sendo as exportações maiores, mantendo a balança positiva. A inflação se manteve controlada e o país obteve crescimento econômico


Objetivos do texto

O artigo possui como objetivos analisar as eleições do ano de 2002, onde o então candidato Lula foi eleito e o cenário econômico anterior a sua posse. A análise mais minuciosa das medidas econômicas tomadas pelo presidente e as reações decorrente destas, através da comparação de dados econômicos colhidos na época.


Principais ideias desenvolvidas pelo autor

O autor desenvolve no primeiro momento a ideia do cenário econômico e político que beneficiou Lula a conseguir sua eleição. Em um segundo momento é apontada as escolhas de políticas econômicas pelo então governo e o seu êxito com elas.


Conclusão da obra

Com a eleição de Lula alguns ficaram receosos, porém este se mostrou coerente em manter o acordo com o FMI e em permanecer com as políticas econômicas do governo anterior, para assim conquistar a confiança e então poder promover a mudança a tanto tempo esperada. O primeiro mandato foi concluído com êxito e saldo positivo para o país e sua população que viu a taxa de inflação diminuir, o desemprego, e a pobreza e viu aumentar as exportações e importações.


Referências:

Economia_Brasileira_Conteporanea_Aula_13_Vol_2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com