TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plena Atenção Veneravel Ajahn Sumedho

Por:   •  18/3/2021  •  Artigo  •  20.560 Palavras (83 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 83

1

[pic 1]

Plena Aten~~o

Caminho para a imortalidade

Ensinamentos sobre medita~~o

Vener~vel Ajahn Sumedho

3

Agradecimentos

Claro que em primeiro lugar tenho de agradecer a Luang Por Sumedho por ter realizado o caminho sem o qual nada disto seria possivel. Obrigado  Luang Por por ser o 'Graal', portador da verdade, que alberga em si os seres que praticam o desapego e a liberta~~o das correntes da vida.

Os  meus particulares agradecimentos a Helena Gallis e Maria Ferreira da Silva pela sua indispens~vel ajuda na correc~~o desta tradu~~o.

Que o fruto do vosso caminho seja a total liberta~~o.

Appamādo

As publica~~es de Amar~vati s~o para distribui~~o gratuita. Na maioria dos casos, isto ~  possivel gra~as a doa~~es, de individuos ou grupos, feitas especificamente para que as publica~~es dos ensinamentos do Buddha possam estar disponiveis de forma gratuita.

Traduzido por Samanera Appam~do

Tradu~~o autorizada da edi~~o inglesa:

Mind/ulness: The Path to the deathless

© Amaravati Publications 1987

Amaravati Buddhist Monastery

Great Gaddesden, Hemel Hempstead

Hertfordshire HP1 3BZ

England, United Kingdom

Conte(dos

Introdu~~o

7

Uma nota antes de come~ar

8

Investiga~~o

O que ~ Medita~~o?

9

Instru~~o

Observando a respira~~o (Ānāpānasati)

15

0 mantra 'Buddha'

17

Esfor~o e Relaxamento

20

Caminhando Atentamente (Jongrom)

24

Amor Incondicional (Mettā)

26

Plena Aten~~o no Trivial

29

Ouvir o pensamento

31

Os obst~culos e a sua cessa~~o

35

Vazio e forma

38

Vigil~ncia Interior

41

Reflex~o

A necessidade de Sabedoria no Mundo

44

Ref(gios e Preceitos

51

Introdu~~o

O objectivo  deste  livro  ~  proporcionar  uma  instru~~o  clara e uma reflex~o  sobre medita~~o budista, tal como ~ ensinada por Ajahn Sumedho, um bhikkhu (monge) da tradi~~o Theravada. Os capitulos seguintes foram editados a partir de palestras maiores que Ajahn Sumedho deu a meditadores, como uma abordagem pr~tica a sabedoria do Budismo. Esta sabedoria ~ tamb~m   conhecida como  Dhamma  ou 'a forma como as coisas s~o'.

Somos convidados a usar  este  livro  como  um  manual,  passo-a-passo.  O  primeiro capitulo tenta apresentar a pr~tica do Budismo de uma maneira geral clara e as sec~~es subsequentes podem ser tomadas uma a uma e seguidas de um periodo de medita~~o. O terceiro capitulo ~ uma reflex~o acerca da compreens~o que se desenvolve atrav~s da medita~~o. O livro termina com a forma de tomar os  Refúgios e os Preceitos o que redimensiona a pr~tica da medita~~o dentro do contexto mais abrangente do trabalho a ter com a mente. Estes podem ser pedidos formalmente a budistas ordenados (Saṅgha) ou serem assumidos pessoalmente. Eles constituem os pressupostos atrav~s dos quais os valores espirituais s~o trazidos ao mundo.

A primeira  edi~~o  deste  livro,  em  ingl~s,  (2000  cópias)  foi  impressa  em  1985  ­ aquando   da   abertura  do   Centro   Budista   Amaravati  -   esgotaram-se,   na   altura, rapidamente os 'stocks'. 0 livro foi muito apreciado e algumas pessoas ofereceram-se para ajudar a patrocinar uma nova impress~o; desta forma fizemos uma revis~o mais meticulosa do que aquela que tinha antes sido possivel realizar e  adicion~mos  algum design para melhorar o livro como um todo; a parte disso o  texto  manteve-se. Como este livro foi inteiramente produzido atrav~s de  contribui~~es volunt~rias  e ac~~es de servi~o ao Dhamma, ~  pedido aos leitores  que  respeitem esta oferenda, mantendo-a disponivel de forma gratuita.

Possam todos os seres realizar a Verdade. Vener~vel Succito

Centro Budista Amaravati

Maio 1986

Antes de come~ar

A maior parte destas instru~~es podem ser levadas a cabo quer estejamos sentados, de p~ ou a andar. Contudo, a t~cnica da Plena Aten~~o da respira~~o (ānāpānasati) mencionada nos primeiros capitulos ~ geralmente realizada na postura de sentado, uma vez que aquela ~  potencializada quando  realizada num estado  fisico  de quietude e estabilidade. Para este estado a ~nfase ~ em sentarmo-nos de forma a que a coluna esteja erecta mas n~o  em esfor~o, com o pesco~o alinhado com a  coluna e a cabe~a em equilibrio de forma a n~o pender para a frente. Muitas pessoas acham que a postura de Lotus de pernas cruzadas (sentados numa almofada ou num tapete, com um ou ambos os p~s colocados na coxa oposta, com as solas para cima) confere um equilibrio ideal entre esfor~o  e estabilidade  - ap~s  alguns  meses de pr~tica.  E  bom  treinarmo-nos gentilmente nesta direc~~o, um pouco de cada vez. Uma cadeira de costas direitas pode ser usada se esta postura for muito dificil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (115.4 Kb)   pdf (525.7 Kb)   docx (82.1 Kb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com