TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticos e economistas

Seminário: Políticos e economistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  Seminário  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

A categoria de Países Recentemente Industrializados (NIC, sigla do termo em inglês Newly industrialized countries) é uma posição de classificação social/econômica aplicada a vários países ao redor do mundo por cientistas políticos e economistas.

Os NIC são países cujas economias ainda não conseguiram a primeira posição mundial mas, em um sentido macroeconômico, ultrapassaram as do terceiro mundo. Outra caraterização dos NIC é aquela de nações que possui crescimento econômico rápido (normalmente voltado à exportação). A industrialização incipiente ou contínua é um indicador importante de um NIC. Em muitos NIC, o motim social pode ocorrer como as populações principalmente rurais, agrícolas que migram para as grandes cidades, onde o crescimento de manufaturados e fábricas pode desenhar o futuro de milhares de trabalhadores.

Os NIC usualmente compartilham algumas características comuns, inclusive:

Liberdades sociais maiores e direitos civis (com exceção da República Popular da China)

Um comutador de economias agrícola a economias industriais, especialmente no setor de fabricação.

Cada vez mais abrem a economia, levando em conta o livre comércio com os seus vizinhos, e com isto juntando uma coligação política comercial.

Contudo, é importante observar que a liberdade política nem sempre se associa com a liberdade econômica. Em nações como a República Popular da China, censura de Internet, a supressão do cristianismo, e outros abusos de direitos civis são comuns. O governo chinês refutou essas acusações argumentando que o aumento do padrão de vida da China forneceu um utilitário benefício social que excede em peso o efeito prejudicial de violações individuais. De modo semelhante, países como a Arábia Saudita têm questões de direitos humanos que ganharam a ira de organizações como a Anistia Internacional.

Os NIC muitas vezes recebem o suporte de organizações não governamentais como a OMC e outros corpos de suporte internos. Contudo, como eles são beneficiários da globalização, muitos sustentadores comerciais e outros protecionistas relutaram contra a importação dos produtos dos NIC, especialmente da República Popular da China.

Índice [esconder]

1 Análise econômica

2 Contexto histórico

3 Presente

4 Referências

5 Ver também

Análise econômica[editar | editar código-fonte]

Os NIC geralmente se beneficiam de mão-de-obra barata, que se traduz em preços mais baixos para fornecedores. Como resultado, é frequentemente mais fácil para os produtores dos NICs desempenhar e produzir melhor em fábricas de países desenvolvidos, onde o custo de vida é mais alto, e uniões trabalhistas e outras organizações tem mais poder político.

Contexto histórico[editar | editar código-fonte]

O termo começou a ser usado na década de 1970 quando os assim chamados Tigres Asiáticos (Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e a República da China (ou Taiwan) subiram à proeminência global com um crescimento industrial rápido desde a década de 1960. É importante observar a distinção entre esses países e as nações agora consideradas NIC. Especialmente, a combinação de um processo político aberto, alto PIB per capita, uma prosperidade e a política econômica voltada para a exportação, mostrou que esses países agora conseguiram filas de países desenvolvidos. A República da Coreia é um membro pleno da OCDE, enquanto Taiwan mantém a posição de observador.

Presente[editar | editar código-fonte]

Exemplos atuais1 2 3 4 do nações NICs incluem a:

Continente País PIB

(Milhões de dólares) PIB

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com