TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Da Hermineutica

Trabalho Universitário: Princípios Da Hermineutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

Princípios da Hermenêutica?

Regra Fundamental: A Escritura é explicada pela Escritura, ou seja: a Bíblia é sua própria intérprete.

1ª Regra: Sentido Usual e Comum.

O sentido usual e comum não equivale sempre ao sentido literal (ao pé-da letra). Os escritores sagrados não se servem de uma linguagem científica ou seca, mas figurada e popular como no exemplo: "Porque toda carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra" (Gn 6:12). Tomando aqui as palavras carne e caminho em sentido literal, o texto perde o significado. Porém tomando em seu sentido comum, carne no sentido de pessoa e caminho no sentido de costumes, modo de proceder, significa que toda pessoa havia corrompido seus costumes.

2ª Regra: O Conjunto da Frase.

Existem palavras que variam muito em seu significado, segundo o sentido da frase ou argumento em que ocorrem. Devemos averiguar sempre qual seja o pensamento especial que o escritor se propõe expressar, Ex: A palavra salvação: "Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar, por intermédio dele" (At 7:25) - aqui a palavra salvar tem sentido de liberdade temporal. "A nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos" (Rm 13:11). Salvação aqui equivale à vinda de Cristo. "Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?" (Hb 2:3). Salvação aqui quer dizer toda a revelação do Evangelho.

3ª Regra: O Contexto

O contexto, ou seja, os versículos que precedem e seguem ao texto. Às vezes não basta o conjunto de uma frase para determinar qual é o verdadeiro significado de certas palavras. Nesse caso, devemos começar mais acima a leitura e continuá-la até mais abaixo, para levar em conta o que precede a segue à expressão. Ex: "Quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo" (Gl. 4:3, 9-11). Que são os rudimentos do mundo? O que vem depois da palavra nos explica que são práticas de costumes judaicos.

4ª Regra: O Objetivo ou Desígnio do Texto.

O objetivo ou desígnio de um livro ou passagem se adquire, sobretudo, lendo-o e estudando-o com atenção e repetidas vezes, tendo em conta em que ocasião e a que pessoas originalmente foi escrito. Ex: “... o homem é justificado pela fé sem as obras da lei” (Rm. 3:28) e “... o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé” (Tg 2:24). A aparente contradição desaparece no momento que tomemos em conta o desígnio diferente que levam as cartas de um e de outro. Paulo combate e refuta o erro dos que confiavam nas obras da lei mosaica como meio da justificação, rechaçando a fé em Cristo; Tiago combate o erro de alguns desordenados que se contentavam com uma fé imaginária, descuidando e rechaçando as boas obras.

5ª Regra: Paralelo de Palavras, Paralelo de Idéias e Paralelo Geral.

5.1 - Paralelos de palavras - “Todos quanto fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes". (Gl 3:27) Em que consiste estar revestido de Cristo? Pelas passagens paralelas em Rom. 13:13,14 e Col. 3:12,14, tudo se esclarece. O estar revestido de Cristo, por um lado consiste em ter deixado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com