TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios bíblicos

Seminário: Princípios bíblicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Seminário  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 17

Princípios Bíblicos

By

ILR

– 12 de julho de 2011Posted in: Estudos para as Células

Princípios vem da palavra grega ARKÊ que significa origem de tudo, aquilo de onde  uma causa procede, verdade primeira (Js 1.8; Mt 7.24; Hb 5.14). Princípios bíblicos são ensinamentos básicos, verdades eternas que estão na palavra de Deus e devem ser aplicadas em todas as áreas da nossa vida. Eles nos fundamentam para que possamos discernir o certo do errado e sua prática nos assegura uma vida próspera, abençoada e bem sucedida.

1. PORQUE PRECISAMOS VIVER POR PRINCÍPIOS BÍBLICOS? Mt 7.24

Deus tem um propósito para vida de cada um de nós e só o conhecemos e experimentamos quando vivemos por princípios bíblicos, que são verdades eficazes e infalíveis para nos respaldar para o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas. Os princípios bíblicos nos levam a viver a plenitude de Deus para o nosso dia a dia e nos asseguram o cumprimento das suas promessas (Is 1.19).

2. CARACTERISTICAS DOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS

Com certeza, os princípios bíblicos são importantíssimos e tem características peculiares que jamais devemos esquecer:

a= São validos todos os que os praticam – Mt 7.24

b= São validos em todo o tempo – Mc 13.31

c= São validos em todo lugar – Dt 28.2 e 3

d= São validos para todo tipo de procedimento – 2 Tm 3.16

3. RESULTADOS DE UMA VIDA POR PRINCÍPIOS BÍBLICOS

Princípios bíblicos não são apenas para serem conhecidos, mas para serem aplicados e vividos com compromisso e seriedade. Quando encarados assim, vão produzir resultados claramente perceptíveis em nossa vida. Vejamos alguns:

a= Mente renovada – Rm 12.2

b= Discernimento espiritual – Hb 5. 13 e 14

c= Fluir do Espírito Santo – Jo 14. 15 a 17

d= Vida ajustada em todas as áreas – Sl 1. 1 a 3

e= Mudança do estilo de vida – 1 Pe 1. 22 e 23

4.  MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA – 2 Co 5.17

Só é possível uma mudança no estilo de vida se caminharmos passo a passo para a santidade, para isso, precisamos compreender que o maior inimigo de uma vida santa e irrepreensível é  a nossa própria carne e que há uma ação maligna, liderada por satanás contra nós para nos afastar do mover do Espírito sobre a nossa vida. Trilhar o caminho da santificação é uma decisão pessoal que nos leva a sacrificar a carne e ter como resultado, a presença genuína do Senhor em nosso coração. Começamos o processo de santificação quando decidimos nos separar do mundo, romper com as velhas e erradas atitudes e comportamentos. Quanto mais estamos separados das corrupções mundanas mais nos achegaremos ao Pai e nos tornamos semelhantes a Cristo (Rm 12.1)

Gancho Evangelístico:

Viver por princípios bíblicos é a maneira mais perfeita que alguém pode ter para alcançar uma vida cheia de graça e vitória. A partir da semana que vem estudaremos os 7 princípios bíblicos que são: caráter, mordomia, semear e colher, autogoverno, soberania, individualidade, união e aliança. Tenha a expectativa de ser ensinado e transformado pelo aprendizado e pratica de cada um destes princípios.

Caráter

By

ILR

– 18 de julho de 2011Posted in: Estudos para as Células

Texto- chave: Gn 1.26 e 1 Pe 1.16

Semana passada estudamos a introdução aos princípios bíblicos, ensinados por Deus  na sua Palavra. Precisamos entender o que é princípios bíblicos, porque viver por  princípios bíblicos, que resultados isso produz na vida de quem os pratica e o desafio de mudar o nosso estilo de vida. Com certeza viver por princípios bíblicos é um desafio, mas, por outro lado, produz resultados de uma vida transformada e santa. A partir de hoje vamos analisar cada um dos 7 princípios bíblicos, só que o desafio não é apenas entendê-los, mas colocá-los em prática no dia a dia.

1. O QUE É CARÁTER

Quando Deus criou o homem Ele tinha um sonho: formá-lo a Sua imagem e  semelhança. Ser imagem e semelhança de alguém é ser parecido a tal ponto de ser confundido com esta pessoa. Deus queria que  a sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no caráter. E quando terminou a obra, olhou e viu que tudo era muito bom. – Caráter é o conjunto de qualidades, defeitos e hábitos que cada indivíduo tem. É comum ouvirmos dizer: “fulano não tem caráter”, ou “ quem faz isso é um mau caráter”. Na verdade, todos tem caráter, pois são qualidades e defeitos, características próprias de cada pessoa. A questão é: o caráter é bom ou não?

2. CARACTERISTICAS DE UM MAU CARÁTER – 3 Jo 1. 9 e 10

A Bíblia nos apresenta a história de muitas pessoas sem caráter. Diótrefes é um deles. Alguém dentro da igreja, um líder, mas uma pessoa de mau caráter. Portanto, o que caracteriza uma pessoa de caráter mau é o hábito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobediência, da competição, da falta de respeito para com o próximo,  da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violência, do roubo, da inveja, etc. Podemos dizer que o caráter mau está relacionado a prática das obras da carne (Gl 5. 16 a 21). Quando entregamos a vida a Jesus, precisamos detectar as áreas erradas em nossa vida e, pelo estudo da Palavra, oração, aconselhamento com os discipuladores, buscar mudanças e transformação para que vençamos as áreas falhas e tenhamos o nosso caráter transformado (Rm 12.2; Cl 3.8 a 10).

3. CARASTERISTICAS DO BOM CARÁTER – 3 Jo 1.12

Podemos associar o bom caráter a prática do fruto de Espírito (Gl 5. 22 e 23). São os hábitos de obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, justiça, submissão a autoridade, retidão em tudo que se faz. Esse deve ser o caráter cristão, de alguém que conhece a Jesus e procura segundo a palavra de Deus. O desejo de Deus é formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de nós (Gn 1.26a), tornando-nos cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com