TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa sobre Inclusão

Tese: Projeto de pesquisa sobre Inclusão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  Tese  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  1.125 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de pesquisa sobre Inclusão

Tema

Inclusão Escolar

Justificativa

Através deste projeto pretendo mostrar que a inclusão social surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido total, os "diferentes" eram considerados incapazes, levando assim uma vida sem grandes perspectivas. Ainda hoje, na educação existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e desacomodando toda a comunidade escolar. A Educação Inclusiva é, hoje em dia, um tema muito discutido em encontros de educadores. Percebe-se, porém, a falta de relação entre a teoria, muito estudada, e as práticas dos educadores. Este estudo tem como objetivo principal contribuir para a elucidação do termo Educação Inclusiva visando a melhoria do processo de ensino aprendizagem, garantindo a todos os alunos a permanência e o sucesso escolar. A valorização da diversidade, na sala de aula, torna-se uma das melhores oportunidades de aprendizagens. Os professores continuam bem divididos quanto ao entendimento da educação inclusiva, uns acreditam, ser ainda a aceitação de alunos deficientes em sala de aula, enquanto outros, vindo ao encontro do estudo, estendem a educação inclusiva como a percepção e valorização das diferenças, num sentido de diversidade, multiculturalidade.

Objetivos

• Compreender que a educação inclusiva é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular.

• Analisar que a Inclusão Escolar trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.

• Percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Problematização

Nas últimas décadas, o discurso da inclusão escolar assumiu status privilegiado. Entretanto, existem diversas controvérsias no plano dos discursos e das práticas. Há autores e profissionais que, defendendo a inclusão escolar como parte integrante de um movimento maior de inclusão social, atuam na educação pela universalização do acesso e pela igualdade de ensino. E, há aqueles, pouco informados, que têm interpretado a inclusão escolar como mero acesso de alunos a necessidade de ouvir professores deve-se ao fato de que muitos estudos têm sido feitos na área da inclusão e pouca mudança tem se percebido na prática, pois mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica mudar a escola como um todo. É valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante. com algum tipo de deficiência na classe comum. A leitura da realidade escolar indica a existência de um conflito entre a concepção de teóricos, especialistas ou não, na área de inclusão e o que se observa nos ambientes educacionais. Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com