TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é A Forma Do Dualismo Antropológio

Trabalho Universitário: Qual é A Forma Do Dualismo Antropológio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

1) Reflita sobre a seguinte afirmação:

O dualismo é uma concepção que está sempre presente na concepção antropológica.

Assinale a resposta INCORRETA:

a) A posição de Santo Tomás é clara: o homem não pode ser explicado como a união de duas partes: a orgânica e a espiritual. Para os clássicos, o ser humano é uma reunião substancial desses dois princípios (um opera em relação ao outro).

b) Na obra de Tomás de Aquino, fica evidente a importância da unidade essencial do homem. É conhecida a expressão de Tomás de Aquino sobre a matéria: est principium individuationis, que indica que o que determina a individualidade no homem é a matéria (totalidade biológica), sendo este seu constitutivo essencial.

c) Qualquer forma de dualismo antropológico (como a de Platão ou de Descartes) é refutada pelos investigadores atuais da Antropologia Filosófica.

D(x) O dualismo é uma concepção que está sempre presente na antropologia grega. Os filósofos "pitagóricos gregos" (Platão, Aristóteles, Zenão, no período seguinte Agostinho, os escolásticos etc.) pensavam a alma separada do corpo. Esta, que era imortal, vinha do céu e caía na Terra para entrar no corpo, ao qual ficava atada. Por isso, eles buscavam, com a "liberação do corpo", o "retorno".

2) Gevaert (1995) explica que o termo "espírito" é um termo "complicado" por ser vago e impreciso. Muitas vezes, expressa um fenômeno vital concreto, "hálito", e, outras vezes, um princípio exclusivamente humano, "atman", "pneuma", "spiritus" etc. Sobre esse tema, assinale a resposta INCORRETA.

a) O espírito é a dimensão constitutiva que diferencia o humano do resto da criação. O espiritual é a dimensão própria do homem. Aristóteles diz que o espírito que vem de fora é thyrathen.

b) Os pensadores da antropologia filosófica contemporânea, como Scheler, Mondin e J. Jolif defendem que o corpo, como o espírito, são sistemas completos. Ambos, corpo e espírito, são substâncias concretas.

c) São muitos os teólogos que definem o homem como o resultado da imersão

do espírito na matéria. A maioria defende a ideia que não é imersão acidental e sim substancial, e, a partir dessa característica ontológica, o homem é uma pessoa espiritual.

d) A Antropologia Filosófica contemporânea defende como princípio que o que caracteriza a pessoa espiritual é a capacidade que esta possui para se distanciar da dimensão psicofísica, esse "sair de si".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com