TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão da Apostila – Hermenêutica

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

Questão da Apostila – Hermenêutica – capitulo 1; pg 17

1) É a ciência da interpretação, não apenas pela teologia mas também pela filosofia, literaturas legais, etc. Compõe o grupo de disciplinas denominadas de Teologia Pratica.

2) É a extração das idéias do escritor presentes no texto analisado. É a interpretação em si. O objetivo da exegese é possibilitar a compreensão do conteúdo do texto como seu autor pretendeu comunicar.

3) É a adaptação do texto às idéias e opinião do interprete. O interprete introduz no texto idéias e elementos que pretende atribuir ao escritor. Se caracteriza por violações grosseiras das regras de interpretação.

4) É a definição de um termo antigo, pelo seu significado mais recente.

Questão da Apostila – Hermenêutica – capitulo 2; pg 29

- A –

1) É a de que a escritura é a sua própria intérprete.

2) É o extrato de um livro usado para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar.

3) Função informativa; Função expressiva e Função diretiva.

- B –

1) (b) expressiva.

2) (b) serve para exprimir emoções e sentimentos

3) (a) informativa.

4) (b) analise dos objetivos.

5) (b) assumir a responsabilidade pelo procedimento alheio.

6) (a) assumir a responsabilidade sobre a própria conduta.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬7) ( c ) buscar o sentido literal de texto.

Questão da Apostila – Hermenêutica – capitulo 3; pg 37

- 1-

A) Como foi o caso da água da purificação do cerimonial sem judaico sendo substituído pelo vinho novo, o templo antigo é demolido e por Cristo edificado um novo. O mesmo acontece na conversa entre Nicodemos e Jesus, onde Ele fala do novo nascimento, que temos que morrer para a carne e nascer para o Espírito.

B) Em João 3:1-7 Jesus fala a Nicodemos sobre o nascimento no Espírito, o batismo com e no Espírito Santo, que precisamos morrer para a carne para podermos ter a vida eterna com Cristo, só em Cristo realmente viveremos e teremos a vida Eterna.

C) Nessa frase vemos que Nicodemos reconhece a soberania de Jesus, como filho de Deus, porque ninguém poderia realizar os milagres que Ele realizava ninguém poderia transformar vida, levantar paralíticos e curar os cegos como Ele curava se não tivesse a presença de Deus. Analisamos que na afirmação de Nicodemos ‘sabemos’ ele diz com total dependência e confiança de que Jesus era filho do Senhor, com total convicção de que por parte d’Ele viria à salvação para a humanidade, viria o socorro e que Ele poderia crer que Jesus era o redentor da nossa alma. Mas para termos salvação, devemos nos entregar para Cristo. E então Jesus disse “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, mas o que entendemos da palavra ‘nascer’? Seria voltar ao ventre? Não, aqui Jesus nos ensinou que nós com essa carcaça nossa (carne) sem o Espírito de DEUS, não podemos ver o que Ele que nos mostrar. Receber o que Ele quer nos dar é necessário mudança de vida, se desfazer do velho homem e ser transformado, deixar ser lavado pelo sangue de JESUS para ser cheio do Espírito de DEUS. Matar todos os desejos do velho homem morrer e ser segundo a vontade de DEUS, uma nova criatura.

Questão da Apostila – Hermenêutica – capitulo 4; pg 43

1) A Hermenêutica é baseada na interpretação, e sabemos que os livros bíblicos foram inspirados por Deus e escritos há muitos anos, palavras que perduram até os dias de hoje. Mesmo a Palavra de hoje sendo viva verdadeira e tendo o mesmo significado para nós, que aplicamos nos dias de hoje, mesmo depois de séculos, é importante que haja uma análise histórica e geográfica do que formos estudar ou pregar. A Bíblia tem muitas histórias de conflitos, parábolas, e atos simbólicos. Para podermos pregar, explicar com veemência devemos saber o que se passava naquela época, qual era o símbolo de determinadas atitudes, o que aquilo representava para o povo, devemos saber a história hierárquica de cada época, o porque existiam determinados costumes e rituais. Talvez nós lemos algo mas não entendemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com