TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONSTRUÇÃO EDUCATIVA CRISTÃ

Artigo: RECONSTRUÇÃO EDUCATIVA CRISTÃ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Artigo  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL CRISTÃ

Educação Cristã é o Programa pedagógico que, tendo por base a Bíblia Sagrada, visa o aperfeiçoamento espiritual, moral e cultural dos cristãos e daqueles que venham a atender ao chamado do Evangelho de Cristo. (Dicionário Teológico).

Os problemas das Escolas Cristãs há algumas décadas estava em parte limitada ao quadro de poucos professores qualificados para ministrarem disciplinas das ciências exatas em outras. Essa situação podia ser tolerada quando se tratava do primeiro grau escolar, mas, quando os estudantes chegam à idade dos ensinos fundamentais e médios, quando a elevada matemática e as questões cientificas, mais profundas entram em cena, tudo o que requer laboratórios, etc., a qualidade da educação baixava de maneira lamentável.

Os estudantes que são constantemente sujeitados a uma atmosfera de igreja com frequência ficavam saturados, ou seja, a única maneira de justificar a existência das escolas cristãs seria garantir que elas oferecessem uma educação melhor que aquela dada nas escolas públicas ou seculares, algo que já não vinha ocorrendo.

Em decorrência desse contexto nas escolas cristãs e do desafio de apresentar institucionais educacionais de qualidade comparável as escolas seculares, as famílias começaram a migrar seus filhos para instituições públicas. Contudo, a educação cristã não se restringe somente ao ensino do saber teológico ensinado nas escolas.

A educação cristã tem sua origem e desenvolvimento no âmbito da família. O núcleo familiar tem a responsabilidade de ensinar as crianças os valores da família cristã, do respeito ao seu próximo, de honrar os seus pais como a Bíblia ensina, de mostrar as características de um cristão consciente consigo e com o mundo em que vive e se relaciona.

O papel da educação cristã é formar cidadãos honestos, dignos, de caráter que possam ser vistos como pessoas que prezam pelos valores cristãos por muitas vezes esquecidos, ou abandonos nos dias atuais.

Então, encontra-se um grande questionamento? Como formar profissionais do saber com todas estas características. É um problema que as escolas enfrentam nos dias atuais. O ensino religioso de um modo geral é motivo de críticas e discussões por parte dos pais. Algumas famílias não aceitam a introdução desse ensino aos seus filhos, por entenderem que esta questão seja muito íntima e restrita aos pais.

Hoje nota-se um processo lento, mas já visível de retomada do projeto educacional cristão, apesar de em parte reservado a algumas escolas de formação cristã. Onde os pais recorrem a estas instituições para que seus filhos recebam um ensino com valores voltados a família e ao saber teológico como formação do caráter e do ser social do discente. Não se pode deixar de relatar que existem escolas públicas de excelente qualidade e que primam pelos valores do social, moral, político e familiar.

As escolas de um modo geral precisam aprender a trabalhar com o processo de mundanismo e degradação social que tem permeado a educação em geral. Nota-se que esses fatores não estão alheios às escolas cristãs. É um desafio para os docentes encontrar o equilíbrio entre o ensino e os valores sociais e religiosos do mundo contemporâneo, para no futuro encontrarmos homens e mulheres construindo uma sociedade mais justa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com