TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELIGIÕ PAGÃS NO ANTIGO TESTAMENTO

Exames: RELIGIÕ PAGÃS NO ANTIGO TESTAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  2.527 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Nos tempos do Antigo Testamento, os povos viviam em função de uma religião, toda sua cultura girava em torno da religião.

O povo de Israel nessa época sempre esteve em contato com civilizações de cultura pagã. Dentre eles: os egípcios, os babilônicos, os cananeus, os moabitas, os assírios, etc.

O Senhor sempre advertiu os israelitas para que não adorassem aos deuses pagãos de seus vizinhos, mas o povo de Israel por diversas vezes desobedeceu ao Senhor.

Através deste trabalho vamos conhecer um pouco da cultura, religião, deuses e mitos destes povos pagãos.

E a partir daí vamos entender melhor o mundo em que Israel vivia.

2. RELIGIÕES E CULTURAS PAGÃS NO ANTIGO TESTAMENTO

2.1 DEUSES

Essas religiões eram politeístas pois reconheciam e adoravam vários deuses e demônios.

Os principais deuses estavam relacionados com a natureza ou fenômeno natural. O homem se sentia impotente diante das forças naturais, que podiam ser benéficas ou não, assim também os deuses podiam fazer bem ou mal. O pagão falava de seus deuses em categoria humana, daí sentimentos de raiva, insônia, etc.

Apesar do povo de Israel ser monoteísta e o Senhor ter alertado o povo para não adorar nenhum deus pagão, Israel não obedeceu, e estes deuses foi pedra de tropeço e laço de destruição para Israel. Vejamos alguns desses deuses.

ADRAMELEQUE E ANAMELEQUE: Ídolos da Assíria, adorados com ritos de sacrfício de crianças. ASERÁ, ASTAROTE OU ASTARTE: Deusa Cananéia do amor e da guerra. Principal divindade feminina dos Sidônios. As pombas eram-lhe consagradas. BAAL: Senhor, principal. Era o nome do deus de cada lugar, como Baal-Peor. BAAL-ZEBUBE: Deus filisteu de Ecrom. BEL-MERODAQUE: Marido da deusa babilônica Zer Banite. BEL-MARDUQUE: O deus principal da Babilônia. BELZEBÚ: Senhor das moscas. BEZERRO DE OURO: Ídolo para adorar falsos deuses.Feito por Arão (Ex 32.1-24) e Jeroboão (1Rs 12.26-33). CAMOS OU QUEMOS: Deus dos moabitas. DAGOM: O deus nacional dos filisteus. Deus da agricultura. MEDEBA: Deus de Moabe. MERODAQUE: Um dos deuses babilônicos. Acreditavam que as pessoas más eram criadas por Merodaque do sangue de um deus mau. MOLOQUE, MOLEQUE OU MILCOM: Deus do fogo dos amonitas. Ofereciam sacrifícios humanos e provas de fogo. O sacrifício de crianças era expiatório alcançando assim a união com as forças divinas. NEBO: Nabu, filho de Marduque. Conhecida divindade dos babilônicos e assírios, que supostamente presidia à ciência e às letras. NEUSTÃ: Serpente de cobre. A recordação do livramento do povo israelita no deserto, adquiriu uma santidade supersticiosa.RAINHA DOS CÉUS (Ishtar/Rainha deusa): Título dado a Astarote pelas mulheres hebraicas, com a conivência de seus maridos. TARTAQUE: Deus dos Aveus.

2.2 RELIGIÃO OFICIAL

Nas religiões politeístas havia um deus principal mais poderoso que os outros. Na maioria dos casos possuíam um templo e um ritual consagrado a eles, presidido pelo rei ou faraó. Essa era a religião oficial. A religião oficial era voltada para o estado.

Para os mesopotâmicos os deuses mais importantes eram os deuses criadores, que eram: Anu (deus do céu), Enlil (deus do ar), Enki (deus da água) e Ninhursag (mãe-terra).

No Egito, durante a 18ª dinastia, através do faraó Amenotepe a adoração de todos os deuses foi proscrita e só podiam adorar a Akhnaton. Mas este costume foi de pouca duração.

2.3 RELIGIÃO POPULAR

A população em geral não tinha acesso ao interior do templo; apenas os sacerdotes, o faraó e outras autoridades tinham acesso ao seu interior.

Assim os deuses da religião oficial estavam afastados do homem local, muito distantes e ocupados para dar atenção às suas necessidades pessoais. Dessa forma existiam os deuses pessoais e locais que eram cultuados em determinado território. Esta era a religião popular. A religião popular era orientada para a localidade geográfica.

2.4 RELIGIÂO PAGÃ NA LITERATURA

.A literatura do mundo antigo reflete a religião da sua cultura pagã. Revelam:

1 - Mitos pagãos que abordaremos no próximo capítulo.

2 - Textos de adivinhação: Os pagãos criam poder utilizar a perícia e engenhosidade para conseguir conhecimento através dos deuses em determinadas situações, através de métodos indutivo (observar eventos através de fumaça, desenhos em copo d’água com azeite, órgão internos de animais e tirar suas conclusões) ou intuitivo (observar e interpretar sonhos por exemplo - oniromancia.).

Textos memológicos ou hemerológicos, sendo mês favorável a determinada atividade e ações a executar ou não para cada dia do mês, respectivamente. Daí nasceu a astrologia.

3 – Literatura Ritual – Descreve a religião do rei. Somente os reis recebiam revelações divinas, o homem comum jamais.

Os pagãos criam que os deuses moravam nos templos considerando-os sacrossantos, por isso são comuns na literatura pagã hinos aos templos.

2.5 MITOS PAGÃOS

2.5.1 Mitos da Criação

Os Egípicios tinham várias história sobre a criação do mundo, deuses e o homem. Em Heterrmópolis afirmava que oito divindades organizadas em quatro casais criaram um ovo do qual nasceu o Sol (Rê), e Rê criou o mundo. Em Heliópolis, Amen-Rê surgiu do oceano cósmico (Num) e produziu o primeiro casal : Shu e Tefnut (ar e umidade) que se acasalaram e produziram Geb e Nut (terra e céu). O mito de Menphis afirmava que o deus Ptah através do verbo criou os outros deuses e as coisas.

No relato da criação babilônica, denominado Enuma Elish, havia dois deuses: Apsu e Tiamat, águas doces e salgadas, macho e fêmea respectivamente. Coabitaram e geraram seres divinos, estes faziam muito barulho e Apsu não conseguia dormir, e por isso queria matá-los. Mas Ea, o deus da sabedoria e magia o fez dormir através de encantamento e o matou. Tiamat arranjou outro marido –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com