TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Antigo Testamento em Jesus

Tese: Do Antigo Testamento em Jesus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

exta-feira, 14 de dezembro de 2012

52 referencias do Antigo Testamento sobre Jesus

Não há dúvidas, para o cristão, de que Jesus é de fato o Messias prometido no Antigo Testamento. Mas cabe a nós indagarmos: Como é que se tem certeza disto? Obviamente que a fé em Cristo é um fator importante, que acaba nos dando certeza de que Jesus é o Salvador da humanidade, mas existem muitas referências no Antigo Testamento que provam por tabela que sim, Jesus é o Messias. Como assim?

Existem diversas profecias no Antigo Testamento, começando curiosamente no "tempo da Criação", em Gênesis. E assim como mostramos as mais diversas e inegáveis "coincidências" entre o Livro de Gênesis e os reais fatos científicos em nosso blog, também existem diversas "coincidências" entre passagens do Antigo Testamento e o Novo Testamento - todas a respeito do Messias e de Jesus.

Abaixo, uma lista parcial de 52 profecias do antigo Testamento que se cumpriram em Jesus Cristo quando veio ao mundo.Não existiu nenhum homem que tenha cumprido rigorosamente todos estes requisitos que as profecias contam com detalhes sobre o Messias. Para quem não crê que Jesus é o Messias, como é o caso dos Judeus não-messiânicos, temos então uma enchurrada de "meras coincidências". Mas, usando o bom senso... seria tudo apenas coincidência?? Qual a probabilidade disto tudo ser coincidência??

Veja por você mesmo os paralelos e tire suas próprias conclusões:

1 - Semente de Eva

A mais antiga profecia a respeito disto se encontra em Gênesis 3:15, onde diz que o Messias deve ser a "semente da mulher" que "esmagaria a cabeça da serpente". Temos referências claras a respeito disso em João 3:18 e Gálatas 4:4.

2 - Semente de Abraão

Fica claro em Gênesis 12:3 que o Messias teria que ser descendente de Abrão. Basta uma olhada na genealogia de Jesus em Mateus 1 (versículo 1) para ver que sim, Jesus é da semente de Abraão. Mais referências: Atos 3:25 e Gálatas 3:16.

3 - Semente de Isaque

O Messias não deveria vir de Ismael ou de outro filho de Abraão, a não ser por Isaque, como vemos em Gênesis 17:19 e 21:12. Novamente vemos que Jesus veio por Isaque na genealogia de Mateus 1 (versículo 2) e também na de Lucas 3 (versículo 34). Há também outra referência disto em Hebreus 11:17-19.

4 - Semente de Jacó

O Messias teria que vir também de Jacó, ou seja, de Israel, como vemos em Gênesis 28:14. Em Números 24:17-19 o Messias é a "estrela de Jacó" que "terá domínio". Indo para o Novo Testamento, isto se cumpre, novamente, em Mateus 1:2 e Lucas 3:34, e é referenciado isto com clareza em Apocalipse 22:16

5 - Semente de Judá

Das 12 tribos de Israel, o Messias teria que vir da tribo de Judá e de nenhuma outra. Esta profecia é dada por Jacó em Gênesis 49:10. Não dá outra: Jesus realmente veio da tribo de Judá! Veja em Mateus 1:2-3, Lucas 3:33 e Hebreus 7:14.

6 - Semente de Davi

Foi profetizado que o Messias viria de Davi e seria herdeiro do seu trono, e a primeira menção disto está em II Samuel 7:12. Salomão seria o Messias então? De jeito nenhum, já que esta profecia é repetida depois deste rei, por Isaías e Jeremias, respectivamente (Isaías 9:7, 11:1-5, e Jeremias 23:15). A profecia, de fato, só se cumpre com Jesus, em Mateus 1:6, Atos 13:23 e Romanos 1:4.

7 - Ser Eterno

De acordo com Malaquias 5:2, o Messias deve existir Eternamente. No Novo Testamento, esta característica se atribui a Cristo conforme João 1:1-14, João 8:58, Efésios 1:3-14, Colossenses 1:15-19, Apocalipse 1:18.

8 - Filho de Deus

No Antigo Testamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com