TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO PANORÂMICO DO ANTIGO TESTAMENTO

Pesquisas Acadêmicas: ESTUDO PANORÂMICO DO ANTIGO TESTAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.237 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO PANORÂMICO DA BÍBLIA

ANTIGO TESTAMENTO

GÊNESIS

Autor: Moisés

Tema: Os começos

Escrito em: 1450-1410 A.C.

Gênesis é o livro dos começos. Registra não apenas o começo dos céus e da terra, da vida vegetal, animal e humana, mas também de as instituições e relacionamentos humanos. Ele fala de maneira figurada do novo nascimento, da nova criação, quando tudo era caos e ruína.

Com o Gênesis também começa a progressiva auto revelação de Deus que culmina em Cristo. Os três primeiros nomes da divindade – Eloim, Jeová e Adonai – e os cinco mais importantes nomes compostos também aparecem em Gênesis. E aparecem numa ordem progressiva que não poderia ser alterada sem gerar confusão.

O problema do pecado que afeta a condição do homem na terra e o seu relacionamento com Deus, e a solução para esse problema, encontra-se aqui em essência. Das oito grandes alianças que condicionam a vida humana e progressivamente revelam a redenção divina, quatro aparecem aqui em Gênesis: A Edênica, a Adâmica, a Noética e a Abraâmica. Essas são alianças fundamentais, e que somando as outras quatro: A Mosaica, a Palestiniana, a Davídica e a Nova Aliança, estão especialmente ligadas, acrescentando detalhes ou manifestações.

O Gênesis penetra na própria estrutura do NT, no qual foi citado mais de sessenta vezes em dezessete livros. Portanto, num sentido profundo, as raízes de toda subsequente revelação encontram-se profundamente enraizadas no Gn, e qualquer pessoa que deseja compreender verdadeiramente essa revelação terá que começar aqui.

A inspiração do Gn e o seu caráter de revelação divina estão autenticados pelo testemunho de Jesus cristo (Mt 19.4-6; 24.37-39; Mc 10.4-9; Lc 11.49-51; 17.26-29, 32; Jo 7.21-23; 8.44,56) e suplementados pelo testemunho da história. Conforme indicado em observações através do livro, a arqueologia confirma o testemunho verdadeiro e histórico do Gn.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com