TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE DOS PAIS NA FORMAÇÃO MORAL, ÉTICA E SOCIAL DOS FILHOS

Artigos Científicos: RESPONSABILIDADE DOS PAIS NA FORMAÇÃO MORAL, ÉTICA E SOCIAL DOS FILHOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 10

RESPONSABILIDADE DOS PAIS NA FORMAÇÃO MORAL, ÉTICA E SOCIAL DOS FILHOS

Embora se saiba que os cristãos usam a Bíblia na formatação de seus princípios, e que há resultados éticos em suas vidas, como, à luz da Palavra de Deus, podemos entender toda a responsabilidade cristã no cuidado e formação dos filhos por seus pais? As Sagradas Escrituras nos fornecem vários textos relacionados à educação dos filhos. Como entendê-los hodiernamente numa cultura pós-moderna, individualista?

Muito se tem cogitado sobre a origem dos princípios racionais do ser humano. Embora de maneira sucinta, abordaremos os dois principais conceitos filosóficos, o “inatismo” e o “empirismo”, com seus desdobramentos, na formação do conhecimento no ser humano, com o objetivo de relacioná-los à educação espiritual nos lares cristãos.

O inatismo é o pensamento que enfatiza os fatores maturacionais e hereditários do ser humano, que nasce com potencialidades, dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico e não por aquisição de conhecimentos específicos ou gerais. Defende os dons naturais dos indivíduos e que o conhecimento apenas pode aperfeiçoá-los.

O empirismo, por sua vez, propõe epistemologicamente que todo o conhecimento é o resultado de nossas experiências. Defende que as nossas teorias devem ser baseadas nas nossas observações do mundo, em vez da intuição ou fé, aproximando-se ao materialismo - filosófico - e ao positivismo.

As Sagradas Escrituras nos ensinam que, embora a criança tenha o sopro de Deus em sua vida (Gn 2.7) e uma tendência natural em reconhecer um ser superior, ela precisa aprender, com seus pais, toda a Lei do Senhor, e a cultivar, já na tenra idade, a sua natural inclinação ao célico. Essa responsabilidade dos pais é intransferível. Educar, capacitando a criança a enfrentar as responsabilidades da vida, em obediência a Lei do Senhor, demanda muita dedicação e trabalho, não é “somente” uma forma didática, onde os pais se sentam com seus filhos e lhes passam conhecimentos. O tempo em que os filhos estão debaixo da guarda e dos cuidados dos pais é curto, por isso este tempo deve ser aproveitado o melhor possível para a formação espiritual, intelectual e moral deles.

Definindo como conhecimento de Deus através das Sagradas Escrituras, envolvendo os cristãos em todas as dimensões de sua vida, na mais tenra idade, a criança precisa ser acostumada a se relacionar com Ele, com o objetivo de formar sua própria espiritualidade. Conforme Martin Dreher, a “espiritualidade cristã brota da conversa com Deus, do diálogo com outras pessoas que estão nesta busca, da observação de espiritualidade alheia”.

Portanto, é fundamental a atenção dos pais na transmissão do conhecimento das Sagradas Escrituras, não somente no que dizem e dão como exemplo, mas no que a criança entendeu desse ensino e desse exemplo.

A criança necessita do conceito verdadeiro de Deus. Compreendendo que o pecado fez e faz com que o ser humano fuja precipitadamente da presença dEle, mas que o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo promove, pela graça, a transformação do ser humano à imagem moral e espiritual de Cristo.

A família é importante no processo do ensino e da socialização da criança. Isso depreende dedicação dos pais na observação dos valores insubstituíveis como amor, a presença materna e paterna, a disciplina na formação dos filhos, etc. Cada criança tem sua própria capacidade de aprendizado relacionada à faixa etária. É fundamentalmente importante entender que pais e filhos aprendem uns com os outros, queiram ou não.

EFÉSIOS 6:1-4

Líderes de Juventude e de Casais têm grandes dificuldades, quando tentam ajudar "filhos e pais em pé de guerra". Este estudo tenta mostrar, que cada um deles tem sua parte a caminhar, em direção à paz e à vontade de Deus, para suas vidas e famílias.

Ef 6:1-4 : "Filhos, obedeçam a seus pais ... Pais, não irritem seus filhos ..."

O livro de Efésios foi escrito por Paulo, por volta do ano 62, quando o apóstolo estava em sua primeira prisão, na cidade de Roma. Nesta época ele também escreve as cartas de Colossensses, Filemon e possivelmente, também Filipenses.

Efésios traz duas idéias principais : a primeira, mostrar que a IGREJA é a NOVA SOCIEDADE (pensada na mente de Deus desde a eternidade), composta por pessoas de todas as raças, tribos e nações, que tenham a Cristo como o Senhor de suas vidas. A segunda idéia é mostrar que, o COMPORTAMENTO das pessoas que compõe esta nova sociedade chamada Igreja, tem que ser EXEMPLAR !

Por esta razão, Paulo exorta a maridos, esposas, patrões, empregados, filhos e pais, a agirem de uma maneira diferente de como faziam antes de se converterem - agora eles devem ter o comportamento digno da "Família de Deus". Efésios 6:1-4 nos mostra como devem agir os filhos e pais, que querem refletir uma vida que agrada a Deus.

1. O DEVER DOS FILHOS : "Obedeçam a seus pais" (Ef 6:1-3)

Paulo dá três motivos para esta obediência :

a) PORQUE É JUSTO (é o CERTO, é o que DEUS QUER ) - (v.1)

Quem afirma isso, através do apóstolo Paulo, é o mesmo Deus que criou os céus, a Terra e todo o Universo, com precisão incrível. Foi Ele quem fez os seres humanos e os conhece em toda a sua complexidade. Deus colocou uma hierarquia natural na família, onde a função dos filhos é obedecer aos pais, que lhes ensinarão os conceitos como : honra, valores morais, honestidade, o que é certo e errado, etc.

b) PORQUE ESTÁ NA LEI DE DEUS (v.2-3)

Este assunto da máxima importância - pois é um dos 10 mandamentos de Deus para orientar o bom andamento da humanidade. O desprezo a este mandamento, tem trazido efeitos terríveis a muitos países. Mas existe uma recompensa maravilhosa a quem obedece aos seus pais : VIDA LONGA !

Muitos que duvidam de que esta recompensa seja uma realidade, deveriam "entrevistar" pessoas idosas de suas próprias famílias. Certamente iriam ouvir testemunhos excelentes, de pessoas que obedeceram a seus pais, enquanto estavam debaixo de sua autoridade ! Quer viver muito ? Obedeça seus pais !

c) POR CAUSA DO SEU TESTEMUNHO CRISTÃO (v.1 - "no Senhor")

As palavras "no Senhor", têm o mesmo sentido da frase muito usada por Paulo, que é "o homem EM CRISTO",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com