TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - A DINÂMICA DO CATOLICISMO NO BRASIL ATUAL

Por:   •  10/11/2017  •  Resenha  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

Renata de Castro Menezes: A DINÂMICA DO CATOLICISMO NO BRASIL ATUAL.

Resumo do artigo publicado na REVISTA USP de nº 67, setembro / novembro 2005

Por: Marco Aurelio Ferreira de Souza

Aluno do Curso de Convalidação da FAECAD

Este artigo foi publicado em 2005 pela revista USP e é uma versão modificada e ampliada de trechos da tese de doutorado da autora.

O presente artigo aborda a dinâmica do catolicismo no Brasil atual e através dos dados censitários, a redução crescente do percentual de católicos no conjunto da população. Vale ressaltar neste momento as afirmações do início do artigo ao qual já demonstra em afirmações e dados concretos o que a autora mostrará em por menores, segue a citação na integra do texto:

“Os dados censitários das últimas décadas explicitam no Brasil uma redução crescente do percentual de católicos no conjunto da população. Paralelamente a essa diminuição, nota-se um aumento significativo dos que se declaram evangélicos (principalmente pentecostais e neopentecostais), ou [sem religião], grupos que tiveram os maiores percentuais de crescimento no mesmo período (Pierucci, 2004). Longe de expressar apenas uma mudança quantitativa, esses dados apontam para um verdadeiro processo de reconfiguração do campo religioso nacional, cujos efeitos globais só poderão ser melhor avaliados a médio prazo. Mas, como assinala Pierre Sanchis (2001), algo pelo menos ficou claro: se há ainda uma maioria católica significativa no país, o catolicismo perdeu sua hegemonia como fundamento da identidade nacional”.

A Autora aborda em suas pesquisas o senso comum de que para o bem ou para o mal, o catolicismo era um dos elementos característicos da sociedade brasileira, levando a ideia de que ser brasileiro seria sinônimo de ser católico, fazendo com que a diferença religiosa se tornasse um desvio.

O artigo porem nos mostra que a diminuição do percentual de católicos não significa ou não corresponde a falta de vigor, visto que é visto desde os anos 90 um gradual arrefecimento da presença do catolicismo social na esfera pública como também, outras formas de expressão católica têm ganho muita visibilidade nos últimos anos.

A autora visa assim mostrar por dados etnográficos um desses episódios de culto aos santos “ A benção de Santo Antônio”. É importante para a análise do caso observar que o mesmo (culto aos Santos) é objeto de ambivalência, visto que, de um lado estão os católicos, que para os quais o culto aos santos é considerado legitimo e do outro, as igrejas evangélicas que o condenam como idolatria. Porém, enquanto funciona como um sinal distintivo da identidade católica, o culto aos santos também é um fenômeno que extrapola os limites do catolicismo, e vai ao encontro de religiosidades menos institucionalizadas, ecoando em grupos “Nova Era”, ou mesmo em uma espiritualidade difusa, característica deste início de século.

O trabalho de campo para o embasamento da tese da autora e também norteia este artigo foi realizado no convento de Santo Antônio, localizado no Largo da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. O instrumento privilegiado para isso foi a etnografia das celebrações do convento, que permitiu depreender as relações sociais que se cruzam, se tecem e são articuladas nesse local: relações entre os diversos agentes, relações deles com os santos. Entretanto, no conjunto dessas celebrações, uma destacou-se, por sua singularidade e sua importância no local: a bênção de Santo Antônio, tema deste artigo. A autora toma a bênção como um exemplo concreto do catolicismo brasileiro contemporâneo a fim de repensar as dimensões da vida social que práticas religiosas como essa são capazes de articular, bem como o sentido que os agentes atribuem à sua participação nesses eventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com