TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil. Escravidão por divida no Brasil atual

Artigo: Trabalho Infantil. Escravidão por divida no Brasil atual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Artigo  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

Sociologia

Página 61:

Em minha opinião esse é um motivo para o Brasil não ir pra frente, o dinheiro é designado para quem tem o poder. Enquanto um vereador ganha 20 mil por mês, existem 20 mil crianças passando fome e morando nas ruas. No nosso salário mínimo não há aumento mais no salário deles sim.

Página 62:

Trabalho Infantil

1- A mão de obra infantil é mais barata, ou em algumas vezes sai de graça, não tem que assinar carteira de trabalho, e ter todas as despesas com os direitos que se utilizaria com um adulto. Por esses motivos é tão utilizada a mão de obra infantil.

2- Fiscalizações rigorosas, altas multas e até prisão para quem for pego utilizando da exploração infantil.

Escravidão por divida no Brasil atual

1- Antigamente não existiam leis, impostos, e burocracias que se tem hoje em dia, com isso os donos de grandes fazendas tinham o domínio dos escravos. Hoje em dia o trabalho escravo é mantido pelo mecanismo da dívida eterna, onde a pessoa é obrigada a trabalhar para pagar a dívida ao proprietário da terra em que está morando, mas essa dívida nunca é paga.

2- Eles utilizam o trabalho escravo para não ter gastos com os impostos, direitos do trabalhador, 13° salário e para obter um lucro maior.

Página 63:

1- Nesses locais de trabalho, na zona rural especificamente, não existe oferta de emprego. É pegar ou largar e os donos desses canaviais sabem disso. Portanto, as pessoas que aceitam uma longa jornada de trabalho, aceitam porque precisam se alimentar e alimentar suas famílias.

2- Sim, a exploração do trabalho tem origem na escravidão, no trabalho dos imigrantes e no trabalho infantil que existiu (e ainda existe de forma ilegal) em nosso país.

3- A produção do carvão, que começa com a derrubada de árvores até o ensacamento e distribuição. Na fase de transformação da madeira em carvão, em fazendas, muitas vezes há a participação do trabalho escravo e o trabalho infantil.

4- O cortador de cana faz parte da cadeia de produção do álcool, substância utilizada como combustível dos veículos automotores que utilizamos no dia a dia.

Página 65:

1- Lkdkck

2- Não se pode constatar falta de empeno, mas a criação de trabalhos para as parcelas excluídas da população depende de investimentos públicos em educação básica e técnica para formar mão de obra qualificada e, atrair empresas interessadas. Outro ponto que pode ser tido como conflituoso, é a falta de empenho das casas legislativas em aprovar leis flexíveis e novas regulamentações nas leis trabalhistas, e por parte do Executivo em prover uma política fiscal eficiente no sentido de permitir um mercado de oferta e procura mais dinâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com