TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CRITICO DO LIVRO DE EXODO

Dissertações: RESUMO CRITICO DO LIVRO DE EXODO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  892 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO TEOLOGICO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BELÉM - PA

RESUMO CRÍTICO DO EXODO DOS HEBREUS

BELÉM-PARÁ – 2013

RONALD PORTAL ADÃO

1º ANO SEMIPRESENCIAL

RESUMO CRÍTICO DO EXODO DOS HEBREUS

Trabalho apresentado como pré-requisito para a obtenção de nota na disciplina Antigo Testamento I, do Curso de Bacharelado em Teologia do Seminário Teológico da Assembleia de Deus em Belém-Pa

Prof. HAMILTON JEREMIAS

A análise da pertinência histórica dos textos Bíblicos é uma pratica muito comum no mundo ocidental. Existe a defesa fundamentalista e religiosa do texto sagrado a despeito de uma corrente de estudiosos que contesta alguns pontos contidos nas escrituras.

Ao longo dos séculos muito se tem questionado sobre a veracidade histórica e arqueológica de determinados acontecimentos bíblicos: O Êxodo tal qual se conhece pela narrativa mosaica tem sido muito contestado por diversos intelectuais estudiosos da Bíblia.

Tentam de todas as formas encontrar alguma discrepância ou algo que possa se tornar contraditório, trazendo assim obscuridade ao que diz a Bíblia.

Neste artigo observa-se esta tentativa de certa forma invalidar ou desmoralizar a autenticidade do que é descrito nos textos mosaicos. Levanta-se, por exemplo, questionamentos sobre a historia de Jose. Jonh Romer afirma que a história de Jose da forma que é relatada em êxodo se enquadraria melhor em outro momento histórico.

Verifica-se também a existência daqueles que buscam explicações em questões naturalistas com o intuito de desqualificar os milagres, ou seja, a ação de Deus. Frederic comenta que os milagres operados por Deus foram na verdade exageros da parte do redator de êxodo com a finalidade de reforçar a ação de Deus (Yahweh) e o mesmo Frederic invoca várias possiblidades cientificas que poderiam explicar o que realmente aconteceu, se foram fenômenos físicos ou verdadeiras intervenções de Deus.

É importante ressaltar que pelo fato de existirem diversas “explicações cientificas” acerca dos acontecimentos espetaculares de êxodo, isto de forma alguma pode totalmente invalidar a ação divina nestes episódios. Quem garante que o próprio Deus não providenciou estes fenômenos físicos. Destarte, deve-se considerar também o fato de que todos os processos físico-químicos que se tem conhecimento foram criados por Deus, ou há alguém que duvide disto?

Outra inquietação a respeito do êxodo é o fato de alguns cientistas questionam a quantidade de pessoas que teriam empreendido fuga do Egito. Muitos consideram descabida a referida massa de pessoas, pois, consideram que a estrutura oferecida pelo deserto não comportaria tal número. Este argumento faz um certo sentido, se forem levadas em consideração somente o aspecto natural. Todavia não estamos falando de um acontecimento meramente natural e sim de algo operado sobrenaturalmente pelo próprio criador. Logo, da mesma forma que estes estudiosos pressupõem esta impossibilidade, que tal levar-se em conta que estamos tratando de um Deus que pode operar qualquer coisa. Não se deve esquecer que o criador não age segundo alógica da ciência humana. Portanto quem garante que Deus não criou as condições mínimas para a subsistência de uma grande massa de fugitivos?

Outro argumento apresentado é a questão da ausência de registros históricos da escravidão do povo hebreu por parte dos egípcios. De fato é um argumento difícil de se contestar pois um fato desta natureza certamente mereceria um registro digno por parte dos egípcios, coisa que ate hoje não foi encontrado. Neste ponto de certa forma deve-se levar em conta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com