TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo crítico do tópico (Do Universitário ao Humanista) do livro "Os intelectuais na Idade Média"

Por:   •  20/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 6

Obra Analisada. LE GOFF, Jacques. Do Universitário ao Humanista. Os intelectuais na idade média: Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2003. p. 139-180.

Credenciais do Autor

Jacques Le Goff foi um historiador francês especialista em Idade Média. Antigo estudante da École Normale Supérieure estudou na Universidade Carolina em 1947-48, professor de história em 1950 e membro da École Française de Rome, foi nomeado assistente da Faculté de Lille (1954-59) antes de ser nomeado pesquisador no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica), em 1960. Em seguida, mestre-assistente da VI seção da École pratique des hautes études (1962) - sucedeu Fernand Braudel no comando da École des hautes études en sciences sociales, onde ele foi diretor dos estudos. Cedeu seu lugar a François Furet em 1967. Jacques Le Goff publicou estudos que renovaram a pesquisa histórica, sobre mentalidade e sobre antropologia da Idade Média. Seus seminários exploraram os caminhos então novos da antropologia histórica. Ele publicou os artigos sobre as universidades medievais, o trabalho, o tempo, as maneiras, as imagens, as lendas.

Ideias Centrais da Obra.

O declínio da Idade Média.  Constitui-se uma aceleração nas transformações das estruturas econômicas e sociais do Ocidente.  Acentua-se uma divisão entre proletariado e burguesia.  O poder político auxilia as forças econômicas.  Vem a era do Príncipe, é servindo-o, fazendo-se seu funcionário, ou cortesão, que se ganha riquezas, prestígio e poder.  Desaparece o intelectual da Idade Média, entrando na cena cultural um novo personagem: o Humanista.

A evolução da formatura dos universitários.  A escolha dos universitários pelos grupos privilegiados em virtude do mundo do trabalho.  Aumento nas despesas faz com que os pobres não permaneçam na universidade, ao menos que, um protetor econômico o sustente.

 Desvalorizações e crises fizeram com as riquezas dos universitários decaíssem, empurrando-os para novos centros de riqueza, cortes dos príncipes e mecenas eclesiásticos ou laicos.

A caminho de uma aristocracia hereditária.  Diminui-se o nível intelectual dos universitários, tomando características essenciais da nobreza: a hereditariedade.

 No século XIV o magister passa a ser o equivalente à dominus, senhor.

 A ciência torna-se objeto de posse e tesouro, instrumento de poder.  Constitui-se uma separação entre o mundo dos sábios, o dos práticos, o dos científicos e o dos técnicos. Os colégios e a aristocratização das universidades.  Desenvolvem-se os colégios, porém não tinham seus próprios edifícios.  Os tipos de ensino se diferenciavam do tradicional. Tornaram-se verdadeiros centros senhoriais.  Tornou-se nítida a aristocratização das universidades, aumentando o comprometimento dos universitários e do ensino com a oligarquia.

Evolução da escolástica.

 Evolução cultural corresponde à da escolástica, renegando as suas exigências fundamentais.  Linhas de força afastam-se da escolástica do século XIII: A corrente crítica e cética (Duns Escoto e Ockham); o experimentalismo científico (Mertonianos de Oxford e doutores parisienses); o empirismo (Autrecourt, Buridan e Oresme); o averroísmo (Marsílio de Pádua e de João Huss) e finalmente o anti-intelectualismo (Eckhart).

Divorcio entre Razão e fé.  Razão ≠ Fé (Duns Escoto); Conhecimento prático ≠ conhecimento teórico (Guilherme de Ockham) = ao Cepticismo.  Discípulos de K. Mischalsky desenvolveram a filosofia e a teologia no sentido do criticismo e do cepticismo.  O ensino dogmático perde seu alcance.  As forças humanas não podem ser discutidas senão em termos naturais.

Limites da ciência experimental.

 Mesmo com as percepções notáveis dos sábios, a ciência permaneceu improdutiva pela falta de um simbolismo científico.

 Atraso das técnicas incapacita o funcionamento das descobertas teóricas.

O anti-intelectualismo.  O misticismo ataca o aristotelismo e exaltam sua ignorância.  A ciência racional apaga-se diante uma religiosidade afetiva.  Os universitários se aproximam de certa espiritualidade humanística.

A nacionalização das universidades: a nova geografia universitária.

 Fundam-se várias universidades com fisionomia mais nacional e até mesmo regional.

 As universidades tomam força política.

Os universitários e a política.

 Afirma-se a autonomia do Estado.

 O Estado laico detém o poder legislativo, executivo e judiciário e toma para si até a missão de administrar o domínio espiritual.

A primeira universidade nacional: Praga.  Em Praga, duas linhas se opõem. Os alemães (ricos burgueses; nobreza e clero) e os checos (classes populares; camponesa e artesanal).  Com a derrubada da maioria das nações em proveito dos checos, os alemães abandonam a universidade de Praga e fundam a de Leipzig.

Paris: grandezas e fraquezas da política universitária.

 A universidade vincula-se ao papado.

 Em 1499, a universidade perde o direito de greve, está nas mãos do rei.

 O ensino segue dupla evolução (relações entre escolástica e humanismo)

A esclerose da escolástica.

 Formam-se duas linhas escolásticas: Os antigos (aristotélicos e tomistas) e os modernos (nominalistas originários de Ockham).

Os universitários abrem-se ao humanismo.

 Iniciam-se os estudos do Grego

 O intelectual medieval estava ficando cada vez mais distante enquanto o humanismo do renascimento se fixava.

O regresso à poesia e à mística.

 Considera-se Platão como ‹‹Filósofo Supremo››.

 Lefèvre de Étaples inclina-se para os poetas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com