TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DAS AULAS DO CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA

Por:   •  14/11/2021  •  Seminário  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DAS AULAS DO CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA.

INTRODUÇÃO:

O estudo introdutório das Sagradas Escrituras, nos seus aspectos estruturais como livro, por certo, ajudará o estudante, ávido pelo conhecimento das verdades nelas inerentes, a compreender melhor as revelações de Deus ao homem.

Embora isagógica (inicial), a matéria que segue, será um forte alicerce para a construção do edifício que muitos erigirão (levantar) a partir desses ensinos.

Nenhum ministério é frutífero sem o estudo sistemático das Escrituras Sagradas. A Bíblia é a revelação de Deus aos homens e é somente por meio do Livro de Deus que o homem pode obter o sucesso em sua vida, seja pessoal, familiar ou ministerial.

É a cerca desse Livro Precioso, A BÍBLIA, que estaremos estudando nas próximas páginas desse opúsculo (livro pequeno). O que esperamos é que cada leitor possa desfrutar o máximo de seu conteúdo e aplicar seus ensinamentos à sua vida e ministério.        

DEFINIÇÃO ETIMOLÓGICA:

Bibliologia é ramo da Teologia Sistemática, da Teologia Histórica - (do grego BIBLOS, livro e LOGIA, discurso ou tratado racional sobre determinado assunto) – Será estudado: sobre a origem, a formação, a inspiração, a autoridade e a confiabilidade das Sagradas Escrituras, como a infalível Palavra de Deus.

ANTES DE HAVER UMA BÍBLIA:

Durante os primeiros tempos, parece que não havia revelação escrita. Não há nenhum registro de que algo foi escrito antes que Deus pedisse que Moisés escrevesse – Êx. 24.4.

Havia duas testemunhas independentes da parte de Deus: a “natureza” (ou as obras de Deus, Sl 19.1-3; Rm 1.19-20, revelação externa), a natureza nos ensina que há um Deus, mas não diz quem Ele é, e a “consciência” (Rm 2.14-15, revelação interna). Ela pode ser manipulada e deixar se iludir.

1Tm. 4:1 Porém o Espirito diz expressamente, que 'nos últimos tempos descairão alguns da fé, dando se a espíritos enganadores, e a doutrina de Demônios. 2 Pela hipocrisia de faladores de mentiras, tendo cauterizado sua própria consciência: Ou seja, Deus jamais deixará o homem viver apenas com seu próprio entendimento no que diz a respeito as coisas de Deus. – ANTES DEUS SE DIRIGIA APENAS A ALGUNS POUCOS PRIVILÉGIADOS, AGORA COM SUA PALAVRA, ELE SE DIRIGE A TODOS PELAS REVELAÇÕES QUE NELA ESTÁ. – SALMOS 68.11.

O NASCIMENTO DA BÍBLIA:

AS SETE DISPENSAÇÕES – 1ª Inocência Gn. 1.28 (antes do pecado) – 2ª Consciência Gn. 3.1 a 8.14 (depois da queda até o dilúvio) aproximadamente 1656 anos. – 3ª Governo humano Gn. 8.15 (após o dilúvio até a torre de babel) aproximadamente 427 anos. – 4ª Patriarcal – Gn. 12.1 Abraão, Isaque e Jacó até a lei aproximadamente 430 anos. – 5ª Lei – Ex. 3.6 de Moisés a Cruz, aproximadamente 1430 anos. - 6ª Graça – da cruz ao arrebatamento. – 7ª Milênio – 1000 anos de paz, depois dos 7 anos de tribulação – reino de Jesus Cristo com a Igreja.

Deus escolhe um povo para ser exclusivamente seu. A esse povo Deus equipou e preparou durante muitas gerações, para que pudesse em tempo oportuno, tornarem-se depositários de uma revelação escrita (Rm 3.2;9.4). É desse povo que Moisés é escolhido para tamanha missão. Êxodo 17.14.

SUA TERMINOLOGIA:

Este vocábulo vem do plural neutro do vocábulo grego, que deriva do nome que os gregos davam à folha de papiro preparada para a escrita “Biblos”. Um rolo pequeno do papiro era chamado na forma diminutiva “Biblion” e vários deste uma “Bíblia”. Que quer dizer: coleção de livros pequenos ou biblioteca.

Devido as Escrituras formarem uma unidade perfeita, a palavra Bíblia sendo em plural como acabamos de ver, passou a ser singular, significando “O Livro”. Exemplo: “O Livro dos livros”, “O Livro por Excelência”.

O QUE É A BÍBLIA SAGRADA?:

Ela é a Palavra de Deus. Como Livro Divino à definição da Bíblia é: Ela é a revelação de Deus a humanidade, que contém a história da salvação. Nela Deus se revela ao mundo. O seu autor é Deus (SL 68.11). Seu real intérprete é o Espírito Santo. Seu assunto central é o SENHOR JESUS CRISTO, pelo que podemos resumir todos seus livros com cinco palavras referentes a Ele, assim: 1) Preparação; 2) Manifestação; 3) Propagação; 4) Explanação; 5) Consumação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com