TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do curso Básico de computador

Trabalho acadêmico: Resumo do curso Básico de computador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.790 Palavras (8 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ANÁPOLIS-CEPA

CURSOS ONLINE

ANÁPOLIS-2013

Curso:Informática Básica

Orientador: Cleiton Duarte

Aluno(A): Ana Cleide Sousa Maciel

Sumário

Como e onde surgiu? 4

O que é curso online? 5

Os benefícios? 6

Como o curso pode melhorar a retenção de informação? 7

Conclusão 8

Referencias 9

Como e onde surgiu?

A educação a distância, em sua forma embrionária e, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas. Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico, as quais influenciam o ambiente educativo e a sociedade.

Inicialmente na Grécia antiga, e depois em Roma, existia uma rede de comunicação que permitia o desenvolvimento significativo da correspondência. um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários. A França criou em 1939 um serviço de ensino por via postal para a clientela de estudantes deslocados pelo êxodo.

A partir daí, começou a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetrou também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.

Após as décadas de 1960 e 1970, a educação a distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de inúmeros meios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem (hipertextos, diferentes linguagens) e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados) etc...

A educação a distância foi utilizada inicialmente como recurso para superação de deficiências educacionais, para a qualificação profissional e aperfeiçoamento ou atualização de conhecimentos. Hoje, regular de ensino presencial. Por exemplo, a Universidade Aberta oferece comercialmente somente cursos a distância, sejam cursos regulares ou profissionalizantes.

O que é curso online?

O curso/aprendizagem online está para a sala de aula assim como os celulares estão para os telefones públicos.

Bem, é mais ou menos isso. O curso online permite que você aprenda em qualquer lugar e a qualquer hora, desde que você tenha um computador devidamente configurado. Os telefones celulares permitem que você se comunique a qualquer hora e geralmente em qualquer lugar, desde que você tenha um telefone devidamente configurado.

Os cursos online pode funcionar através de um CD-ROM de uma rede, intranet ou Internet. Pode-se utilizar textos, vídeos, áudio, animação e ambientes virtuais. Pode ser uma experiência de aprendizado muito rica, melhor até do que a experiência de aprender numa sala de aula lotada. É um aprendizado individual em que você trabalha no seu próprio ritmo.

A qualidade do treinamento eletrônico, como em qualquer forma de treinamento, é medida através do seu conteúdo e da forma de apresentação. O cursos online pode ter os mesmos problemas que um treinamento em sala de aula: slides chatos, fala monótona e pouca possibilidade de interação. A vantagem do curso online é que os novos programas conseguem criar ambientes de aprendizado muito eficazes que envolvem a pessoa.

O aprendizado online se encaixa em categorias, da mais básica à mais avançada;

• Ambiente assíncrono - esta é a forma de aprendizado online que mais se adequa ao conceito geral deste tipo de aprendizado. Ele se baseia no treinamento autodidata que você faz no seu próprio ritmo, com a ajuda de material disponível em CD-ROM, rede, intranet ou Internet. Você pode contactar os instrutores através dos fóruns de mensagens, grupos de discussão online e e-mail. Às vezes, o material é totalmente autossuficiente

• Suporte online - o suporte online é uma outra forma de aprendizado online e funciona de maneira semelhante aos bancos de dados de conhecimento. O suporte online pode ser um fórum de discussão, uma sala de bate-papo, um e-mail ou suporte através de mensagens instantâneas. O suporte online é um pouco mais interativo do que os bancos de dados de conhecimento, já que oferecem respostas imediatas a perguntas bastante específicas.

• Ambiente síncrono - o treinamento síncrono é realizado em tempo real e com a presença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com