TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO VIDA DE CRISTO

Por:   •  17/5/2017  •  Monografia  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 4

Alunos:                Franciele do Rocio Taborda

Rafael Alan Menegusso

                Rafaela Borges Nunes Menegusso

Rosângela S. Necqel

Vanderlei Cesar De Oliveira

RESUMO CAPÍTULO 5 – VIDA E ESPIRITUALIDADE DE CRISTO

  1. Introdução

Definição de espiritualidade: É definida como a qualidade ou caráter de espiritual.

Deus, que é espirito, regenera o homem pecador e também lhe dá a possibilidade de alcançar a verdadeira espiritualidade.

Falar sobre o espírito significa discutir sobre o que dá vida e ânimo a uma pessoa, aquilo que nos impulsiona e motiva.

  1. Espiritualidade Cristã

Refere-se à busca por uma vida cristã autêntica, genuína, envolvendo os princípios de Cristo com a experiência de vida prática.

É a maneira pela qual indivíduos ou grupos cristãos buscam aprofundar sua experiência com Deus ou praticar a presença de Deus.

  1. Aspectos fundamentais da espiritualidade
  • Caráter

Segundo o apóstolo Paulo, um dos propósitos de Deus é conceder aos seus filhos o pleno conhecimento de Sua vontade, sabedoria e entendimento espiritual. Ele quer transmitir as verdades divinas de maneira mais compreensível aos que são espirituais.

O homem espiritual paulatinamente, progride crescendo na sua transformação conforme a imagem de Cristo, de glória em glória pelo Espírito Sando de Deus.

  • Submissão ao pai

Significa ser obediente, dócil, humilde, respeitoso e resignado. Cristo assumiu de forma voluntária, dentro das relações da trindade, fazer a vontade do Pai, ou seja, sujeitar-se a Ele.

  • Santificação

Significa ser separado, purificado de coisas profanas, separação de todas as coisas pecaminosas. É um processo progressivo. O crescimento na santificação repousa na dependência de sua posição, em sua entrega, à vontade de Deus e à disposição de andar no caminho do Senhor. Precisamos progredir em direção à perfeição em Cristo.

  • Oração

Solicitação, súplica, intercessão e ação de graças. O evangelho de Jesus está pleno de relatos sobre sua disciplina à oração: precioso meio de comunicação com o Pai.

Jesus orou no batismo, na transfiguração, antes de escolher os apóstolos, e nos ensinou a orarmos, como está escrito em Mt 6, 9.

Jesus ensinou os discípulos a buscarem a presença e a intimidade junto ao Pai.

  • Consagração

Significa dedicar-se a Deus em todo os sentidos. É a convocação dos homens afim de consagrarem suas vidas ao novo e vivo caminho: Jesus. Os cristãos estão envolvidos em um propósito de crescimento espiritual, cuja finalidade é o gradual revestimento na natureza divina.

  • Testemunho público

No AT já se anunciava a vinda do Messias.

Isaías 9, 6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, ...”.

O Espírito de Deus testifica: Jesus é o próprio Filho de Deus.

  1. A relação de Jesus com a palavra de Deus

O Evangelho de Lucas registra o desenvolvimento pessoal do Senhor: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura e em graça para com Deus e os homens”. Lc 2, 52

O evangelista evidencia três aspectos diferenciados: desenvolvimento físico, formação intelectual e o aperfeiçoamento em sua alma à excelência diante de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com