TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Vida de Beethoven

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ludwig van Beethoven

Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em 17 de dezembro de 1770. As bases da educação musical de Ludwig ocorreram no seio familiar, e coube ao pai ensinar ao jovem os fundamentos da teoria musical. O pai, no entanto, sofria de alcoolismo e obrigava o filho a estudar muitas horas, na esperança que ele fosse um "novo Mozart", porém o método de ensino de seu pai incluía gritos, ameaças e castigos físicos.  

Em 1787, Beethoven mudou-se para Viena, na Áustria, para estudar com o grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Onde teve a oportunidade de tocar uma única vez para Mozart, mas foi o suficiente para que este lhe previr um grande futuro. Em duas semanas, Beethoven voltou para Bonn, devido à morte da sua mãe.

Beethoven viveu parte considerável de sua juventude em Bonn, onde aumentou sua fama como pianista, estudou com outros mestres locais e conheceu o compositor Joseph Haydn. Foi com o pretexto de estudar com o famoso compositor da corte de Esterházy que Beethoven conseguiu o apoio para se mudar para Viena.

Assim, mudou-se em definitivo para Viena em 1792, quando passou a compor as primeiras obras que julgou dignas de publicação, paralelamente a uma bem-sucedida carreira como pianista nos salões da nobreza e da alta burguesia local. Somente três anos após sua chegada à cidade realizou sua primeira apresentação em março de 1795, apresentando seu Concerto para piano nº 2.

           Em 1798, começaram seus sintomas de surdez. Em 1799, para esquecer uma paixão não correspondida, escreveu “Sonata para Piano, Opus 13 (Patética)”. Já em 1800, iniciou o período mais produtivo de sua carreira, quando compôs as sonatas e os concertos que lhe dariam a imortalidade, entre elas, “Sinfonia n.º 1 em Dó Maior, Opus 21”, “Sonata n.º 2 (Sonata ao Luar)”, “Concerto para Piano n.º 3” e “Concerto para Piano n.º 5 (Imperador)”.

 Em 1819, no entanto, já estava completamente surdo. Daí por diante, não se apresentou mais em público, dedicando a maior parte de sua energia a compor música.

Nos últimos anos de vida, Beethoven criou obras mais longas e mais complexas. Em 1824, regeu a primeira apresentação de sua Nona Sinfonia, com grande sucesso — apesar de não conseguir mais escutar a música. Ludwig van Beethoven morreu em Viena, em 26 de março de 1827.

Ele é considerado o compositor que introduziu o Romantismo, principalmente como obras mais profundas ao final da vida, como a sinfonia nº8, considerada a mais alegre de todas, e a nona, muito conhecida pelo “Hino à alegria” e ao uso de coral.

Apesar de ter composto menos sinfonias do que compositores anteriores, as 9 compostas por ele são uma quebra de paradigma devido à maior duração e complexidade delas, trazendo novas ideias ao campo da composição.

Por fim, sua produção artística está dividida em três fases:

  • Primeira fase (1792-1800): composições influenciadas pelo Classicismo, sobretudo Mozart e Haydn.
  • Segunda fase (1800-1814): considerada a fase mais madura do artista na qual ele escreve obras como a Sinfonia nº 3 ("Eroica") e a Sinfonia nº 6 ("Pastoral").
  • Terceira fase (1814-1827): nesse período, já acometido pela surdez, o compositor atinge o auge de sua técnica criativa e escreve obras de excepcional qualidade como a Nona Sinfonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com