TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reconhece A Soberania

Casos: Reconhece A Soberania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.557 Palavras (15 Páginas)  •  1.354 Visualizações

Página 1 de 15

Era uma vez uma corrida se sapinhos. O objetivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: “Que pena!!! Esses sapinhos não vão conseguir.” E os sapinhos começaram a desistir. Mas havia um que persistia e continuava a subida, em busca do topo. A multidão continuava gritando: “Que pena!!! Você não vai conseguir.” E os sapinhos estavam mesmo desistindo um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo, embora exausto. Ao final da competição, todos desistiram, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo.

Jeová é o soberano legitimo do universo. Ele é o governante supremo e a fonte máxima de toda a autoridade e poder, agora é claro que para um governante exercer sua soberania é preciso haver súditos. Para entender como Jeová exerceu sua soberania desde o principio, vamos analisar passo a passo. Primeiro Jeová criou as criaturas espirituais, Jesus e as hostes angélicas (Querubins, Serafins e Anjos), Por muito tempo Jeová governou como Soberano sobre sua enorme e ordeira família de filhos espirituais, que serviam como “ministros” fazendo Sua vontade. Com o tempo, Jeová estendeu seu domínio por criar o vasto e complexo Universo físico, incluindo a Terra, Jeová sempre exerceu sua soberania por administrar, regular e governar as atividades do domínio espiritual e do Universo físico. Ao criar o primeiro casal humano, Adão e Eva, Deus exerceu sua soberania ainda de outra maneira. Além de dar aos humanos tudo o que precisavam para levar uma vida gratificante e com objetivo, Jeová lhes concedeu domínio sobre as criaturas inferiores da Terra, ou seja, deu a eles autoridade como, por exemplo, sobre os animais. Desde que se sujeitassem à soberania de Jeová, Adão e Eva teriam a oportunidade de viver para sempre num lar paradísico na Terra. Fica claro que Jeová usa sua soberania para o nosso bem, para que vivamos eternamente usufruindo suas bençãos. Diante de tais fatos só nos resta fazer o que diz Revelação 4:11...

Cabe a cada um de nós glorificar e honrar o único Deus verdadeiro, Jeová. O que podemos concluir do que vimos até agora? Primeiro, que Jeová sempre exerceu sua soberania sobre toda a sua criação. Segundo, que o governo de Deus é amoroso e dignificante. E, por último, que obedecer ao governo de Deus e apoiá-lo resultará em bênçãos eternas. Não nos sentimos achegados a um Deus tão criativo e poderoso, que tem o amor como base para governar? Ao nos achegarmos cada vez mais a Jeová, reconheceremos sua posição como Governante Supremo e Todo-Poderoso, conforme Revelação 15:3...

Assim, faremos bem em não apenas reconhecer essa posição, mas sim viver abaixo dela.

Só que esta soberania foi questionada, mas antes de analisar como a Soberania de Jeová foi questionada, é importante ter em mente que isso ocorreu só depois da criação do primeiro casal humano. Naquele tempo toda a criação era perfeita, havia uma harmonia completa entre as criações de Jeová. Mas logo após a criação do homem, um dos anjos, abusando da maravilhosa capacidade de fazer decisões próprias, o livre-arbitrio, rebelou-se contra a soberania de Jeová. Ele se tornou assim adversário ou opositor, que é o significado do nome Satanás. Satanás, motivado pela ambição, procurou induzir o primeiro casal humano a se afastar de Jeová Deus e trazê-lo sob a sua própria influência. Via neles o potencial duma terra cheia de humanos que honrassem a ele como deus. Como questionar um governo tão amoroso como o de Jeová Deus? Vamos analisar como Jeová exercia sua soberania desde a criação de Adão e Eva. Jeová criou o homem a sua imagem e semelhança, com que objetivo? Para refletirmos suas qualidades e personalidade, visto sermos imperfeitos não conseguimos ter tais atributos no grau máximo assim como Jeová o Todo Poderoso, mas em certa medida temos o privilegio de ter atributos como amor, justiça, poder e sabedoria.

Jeová nos deu até mesmo tarefas conforme nossa capacidade, como podemos ver em Genesis 1:26-28...

Fica claro que além de termos animais em sujeição, Jeová nos deu a dádiva de encher a terra, ou o paraiso como era naquela epoca. Se o homem tivesse vivido de acordo com a vontade de Jeová sentiria a felicidade descrita pelo salmista no salmo 128:1: “Feliz e todo aquele que teme a Jeová Que anda nos seus caminhos.”

O único teste aplicado a Adão serviria como um teste de obediencia á soberania de Deus, onde ele poderia mostrar se era obediente ou não. Esse teste está registrado em Genesis 2:16,17...

A ordem era clara, em meio as milhares de arvores do Jardim do Eden, Adão poderia comer o fruto de todas, exceto de uma, a ‘arvore do conhecimento do que é bom e do que é mau’.

Como criador de todas a coisas Jeová tinha o direito legal de agir assim. Visto que Adão seria o futuro pai dos que encheriam a terra, tinha de mostrar-se obediente e leal, mesmo na mínima coisa. O princípio envolvido era: “Quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, é também injusto no muito.” (Lu 16:10) Adão tinha a capacidade para tal obediência perfeita.

Aproveitando a situação Satanas começa a questionar a legitimidade da soberania de Jeová conforme Genesis 3:1-5...

Satanás não questionou o fato de Deus ser supremo e soberano, isso além de ser incontestável, não pode ser tirado de Jeová. A questão foi com relação a legitimidade e a justiça de sua soberania. Se ela era digna e trazia beneficios para os seus suditos. Satanás questionou então o modo de Jeová governar.

Inclusive no versiculo 5 de genesis 3 qua acabamos de ler quando Satanas diz a Eva “ Deus sabe”, ele faz com que ela pense que Jeová estaria escondendo algo, que Jeová estaria privando-os de algo melhor do que eles já tinham.

Ao fazer a afirmação “Positivamente não morrereis” Satanas provou ser mentiroso, visto que a punição caso o primeiro casal humano desobedecesse a Jeová seria a morte.

Agora como podemos dizer que todos nós estamos envolvidos nesta questão? È simples, basta lembrarmos de Jó, ao questionar a integridade de Jó, dizendo que ele só servia a Jeová por interesse, na verdade Satanás afirmou que toda a humanidade seria assim, cabe a cada um de nós responder a calunia de Satanás, se servimos a Jeová por interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com