TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião e Psique

Por:   •  4/5/2016  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MNINS GERAIS

Departamento de Ciências Humanas

Curso De Psicologia

Rogério ........

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA PISQUE HUMANA

Betim

2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MNINS GERAIS

ROGÉRIO .......

A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO NA PSIQUE HUMANA

Trabalho de Conclusão de Curso Projeto de Pesquisa, apresentado à disciplina de......., sob orientação do Prof (a) ...............

Betim

2015

  1. Introdução

A psique humana é composta por diversas vertentes que são capazes de determinar seu comportamento e visão de mundo, sua atitude diante das situações vivenciadas no cotidiano. São atitudes, pensamentos, palavras e comportamentos diante de conceitos como moral, ética, certo e errado.

Para Freud, a psique humana se divide em três fatores o Inconsciente, o Pré-consciente e a Essência – isto é – a consciência. Pelo inconsciente se imagina o substrato do conteúdo do ego que não se mostra totalmente na consciência, constituído de diferentes eus psicológicos reprimidos, devido a ação da censura que não deixam com que ele alcance a pré-consciência ou a consciência. Pode-se dizer que o inconsciente é produto da atuação do ego com regras próprias, não há nele, noções de passado, presente e futuro.

 Na construção da psique existem elementos que participam ativamente da fixação das experiências sendo capazes de determinar as atitudes e comportamentos do indivíduo ao se relacionar com o mundo externo e com outros indivíduos, um destes elementos é a Religião.

O lugar da religião na formação do sistema psicológico elaborando as virtudes responsáveis por atitudes como disciplina, pela ordem, pela paz, pelo amor ele agrega valores guardados em si, casos em que a religião pode atuar como agente de comportamentos ou refreando ações e pensamentos.

 A interferência da religião na pisque e seus reflexos na construção da personalidade humana intriga até hoje o meio acadêmico quando se trata da psicologia, é sobre esta interferência e seus desdobramentos para a ciência da psicologia e o comportamento humano que o presente trabalho falará.

  1. Justificativa

O presente trabalho se justifica à medida em que a religião tem sido vista, desde sempre, como fator agregado a criação da personalidade como comportamento exterior e pensamento interior, impulsionando atitudes e refreando a busca por determinadas verdade e sentimentos. É de extrema importância para psicologia entender como a religião pode interagir com o homem transformando, moldando, seu caráter em camadas como o ego, o superego e ide conceituados por Freud.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com