TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Religião e trabalho: em que medida existem limitações?

Tese: Religião e trabalho: em que medida existem limitações?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Religião e trabalho: Até aonde há limites?

Religião e trabalho é uma das misturas mais explosivas das relações sociais. É fácil que as crenças religiosas choquem quando as pessoas trabalham próximo ou em equipe, mesmo numa sociedade relativamente tolerante como a brasileira.

Religião e trabalho

O segredo para conciliar religião e trabalho é o bom senso e o respeito pela crença do outro. Se um colega observa o Ramadão, usa acessórios como um crucifixo, um hijab ou até uma imagem de Bento XVI em sua mesa, não tem porque não respeitá-lo. Mas o crente também deve mostrar um comportamento discreto, não exagerando nos acessórios que coloca em sua mesa. Acima de tudo, trabalho não é local para conseguir novos crentes. Mesmo sem o profissionalismo dos missionários de rua, como os da Igreja Mórmon, algumas religiões esperam que os crentes mostrem sua fé às pessoas, abrindo uma porta. Nada de errado com esse comportamento, mas deve ser reservado para fora do local de trabalho.

Acessórios religiosos

A entrevista de emprego é o local obrigatório para abordar o tema da religião, e o entrevistado deve tomar essa iniciativa para evitar decepções posteriores. A empresa deve saber se o seu colaborador pretende descansar à sexta-feira por ser muçulmano. Isso até poderá ser positivo, pois o colaborador poderá trabalhar fim de semana. Da mesma forma, o judeu não se importará de trabalhar no domingo, pois o sábado é seu dia sagrado. Como a maioria de cristãos descansa no domingo, isso pode ser uma boa solução para a empresa trabalhar fim de semana.

Islamismo

Lembre-se da famosa tríade “tabu”: futebol, política e religião. Esses são temas que, em muitos casos, podem servir para dividir as pessoas, e numa empresa se pede, acima de tudo, união, espírito de grupo, trabalho em equipe. Se os temas que dividem forem mais fortes que os que unem, é o grupo que está em risco. E todo o trabalhador deve ter esse sentido de lealdade para com sua empresa.

Não duvide que se você foi eliminado de um processo de recrutamento para uma empresa por motivo de discriminação religiosa, talvez tenha sido melhor. Você evitou muitos conflitos no seu caminho, e poderá encontrar uma vaga em uma organização mais tolerante e adequada a seu credo religioso. Tal como um ateu dificilmente seria feliz integrado em uma organização religiosa!

A diversidade não pode atrapalhar o trabalho em equipe

Mas combinar religião e trabalho não é impossível. O importante é o bom senso, o respeito e a vontade sincera de trabalhar em equipe!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com