TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teologia Contemporanea

Trabalho Escolar: Resumo Teologia Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  5.399 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA CAPÍTULOS 1-2-3

Josiane A. da Rosa Zubek

Prof. Denise

Prof. Alexandre Machado Ferraz

Instituto Teológico Quadrangular – ITQ

Curso Livre em Teologia (3ºª Série) Teologia Contemporânea

01/10/2012

1 CAPÍTULO 1

No primeiro capitulo veremos que o pensamento moderno gerou uma desagregação geral e que cada nação passou a desenvolver e civilizar por si só. Generalizou um ceticismo com relação às possibilidades de cultura da civilização ocidental. Estimulado pelo circulo humanista de Florença produziu-se um intelectual do nível de Pico de La Mirandola, e que defendeu uma religião leiga que fundisse o Helenismo, Cristianismo e Judaísmo. Surgiu um novo tipo de cabalístico de neo-platonismo, buscando o homem infinito. O Renascimento foi o novo nascimento da Antiguidade classica do humanismo italiano procuravam na verdade centralizar o homem ao invés de Deus ser o centro. O Empirismo gerou a Filosofia moderna e rompeu radicalmente com a tradição metafísica

A partir de Tomás Hobbes se apregoou o naturalismo moderno sistema completo de filosofia da experiência. João Locke (1632-1704) defendeu que exclusivamente pela experiência se estabelecia o conhecimento. Com Davi Hume ( 1711-1776) o empirismo chegou a seu epilogo irracionalista. Ele rompeu definitivamente com a metafísica.

Com Schleiermacher deu-se o início da Teologia Moderna no inicio do século XIX. Ele foi educado dentro da visão da Teologia petista. Estudou ali até 1785, e foi transferido para o seminário de Barby onde teve cntato com algumas obras de Kant e Goethe correntes teológicas Histórico-críticas e que eram literaturas proibidas. Em 1794, Schleiemacher tornou-se pastor em Lansberg.

De 1796-1802 foi capelão do Hospital de caridade de Berlin. De 1787 e 1804 havia se desenvolvido o classicismo por construção da poesia de Goethe e a partir de 1790 surgiu o romantismo na Alemanha.

Com Schleiemacher, teve inicio o Liberalismo Teológico, que teve surgiu primeiramente como movimento político-social teve grande influencia nas concepções políticas do século XIX. Ele defendia a religião como sendo sentimento de dependência absoluta.

2 CAPÍTULO 2

A Teologia Liberal, iniciada por Schleiermacher, teve muitos seguidores.

Albrecht Ritschl ( 1822- 1889) foi um desses seguidores nascido em Berlin, filho de pastor iniciou seu estudos de Teologia em Bonn, conheceu a Teologia de Nitzch( teologia da meditação e supranaturalismo) e a vida de Jesus de David Straub. Ele reinterpretou a obra de Cristo na Cruz. Dizia que a Bíblia não falava de uma ira de Deus contra o pecado hereditário bem como de uma reconciliação através de sofrimento de Cristo, rejeitou o conceito da ira penal de Deus.

Karl Gustav Adolf Von Harnack (1851-1930). Harnack foi o que mais representou o Protestantismo teológico liberal na passagem do século XIX para o século XX. Nascido em Erlangen, filho de professor de Teologia Theodosio Harnck. Em 1869 ininciou seus estudos de Teologia em Dorpat. Defendeu que o evangelho foi corrompido pela influencia de cultura da filosófica da cultura grega sobre o Cristianismo. Passou a ver a religião como entre a cultura e a fé cristã. O evangelho serve de alicerce para a cultura moral.

3 CAPÍTULO 3

O liberalismo teológico acabou desencadeando reações de resistência muito forte no mundo anglo-saxão, especialmente nos Estados Unidos da América. O liberalismo desenvolveu um forte movimento humanístico, que desencadeou o chamado Evangelho Social. O apogeu desta corrente nos Estados Unidos ocorreu entre 1870 e 1918. O reino de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com